governanca claro

Governança: confira o Relatório de Impactos da Claro

2 minutos de leitura

Comprometida em fortalecer a transparência e a responsabilidade empresarial, a Claro mantém sua governança corporativa alinhada às práticas do mercado



Por Redação em 07/08/2024

Com políticas internas bem definidas, treinamentos de equipe realizados de forma constante e implantação de novos mecanismos de controle, a Claro apresentou sua estratégia para garantir a integridade e a ética nos negócios, assegurando e salvaguardando a Governança do Grupo. Recentemente, a empresa apresentou seu Relatório de Impactos de 2023. Nele, a Claro expõe parte das ações que a empresa adotou para cumprir com o compromisso de Governança e a conformidade da companhia em ESG.

De acordo com o documento, o “Relatório de Impacto 2023 é um momento para reflexão sobre as conquistas, desafios e compromissos futuros”.

Segundo José Félix, presidente da Claro e do Instituto Claro, a empresa está há anos investindo em ESG, via projetos sociais, ambientais e de governança. “No pilar de Governança, fortalecemos nosso papel ativo como empresa signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Buscamos estreitar ainda mais a aproximação com os demais integrantes da Plataforma de Anticorrupção e Governança e realizamos um evento com o objetivo de apresentar nossas estratégias na área de Compliance”, explicou o presidente.

Lei Geral de Proteção de Dados

governanca claro

Por entender o quanto os dados pessoais dos clientes são importantes, a Claro garante a segurança e a confidencialidade das informações, seguindo à risca a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Nesse sentido, a empresa realizou treinamentos não só para os colaboradores diretos, mas também para os terceirizados, envolvendo um universo de pelo menos 35 mil pessoas. De acordo com o documento, 96% dos colaboradores foram treinados sob a ótica de compliance, Código de Ética e LGPD.

A empresa também mantém um Portal da Transparência para esclarecer os direitos de privacidade e as políticas de cookies, além de responder às solicitações dos clientes.

Código de Ética

Basicamente, o Código de Ética da Claro serve como guia para os colaboradores. Ele delineia não só os padrões de conduta, mas também os valores de ética e transparência que a Claro assumiu para garantir a Governança do grupo. O código de ética ainda orienta para prevenção de possíveis condutas antiéticas e/ou ilegais, que podem prejudicar a imagem da empresa.

A cada três meses a empresa lança o Boletim Infoética, atualizando os colaboradores sobre as ações de Governança da companhia.

Pacto Global

De acordo com o Relatório, em 2023 a Claro participou de fóruns estratégicos, como a Plataforma de Ação contra Corrupção do Pacto Global. Isso reafirma o protagonismo da empresa na construção de um ambiente empresarial ético, íntegro e transparente, o que se reflete, também, pela participação da Claro no Pacto Global da ONU.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

cisos Estratégia

Pesquisa mostra que 97% dos CISOs usam IA para diminuir erros humanos 

Levantamento envolveu executivos de 16 países, incluindo brasileiros

sustentabilidade empresas Estratégia

Sustentabilidade está entre as prioridades das empresas

Estudo mostra que as empresas latino-americanas estão modificando seus planos de ação e promovendo práticas mais sustentáveis

nuvem tv Estratégia

Nuvem e convergência ajudam a reter espectador na TV

Estrutura técnica baseada em nuvem e aglutinação de serviços digitais podem proporcionar recuperação do valor da publicidade, junto a ganho de eficiência operacional