Itaú fortalece liderança com transformação digital 

2 minutos de leitura

Conectividade e IA são ferramentas para modernização da plataforma de dados do banco



Por Redação em 29/07/2024

Com 70 milhões de clientes em 18 países, o Itaú Unibanco tem se destacado pela sua transformação digital, segundo analistas financeiros da XP Investimentos. A avaliação está baseada no encontro com investidores promovido pela alta cúpula da instituição, em junho de 2024.

Para três especialistas da XP – Bernardo Guttmann, Matheus Guimarães e Rafael Nobre -, o Itaú está aprimorando suas capacidades por meio da análise de dados e de novas tecnologias para envolver os clientes. Entre elas estão a Inteligência Artificial Generativa (GenAI), o que ajuda a garantir que os produtos certos estejam sendo oferecidos no momento adequado, em todas as contas. 

Com essa estratégia, o banco estaria melhor posicionado para competir com fintechs e neobancos, uma vez que reforçou a cultura centrada no cliente — e não mais focada no produto.  

Novo aplicativo

itau novo app

Outro dado dos analistas é a criação de um super aplicativo, com a migração de 15 milhões de clientes de um cenário com vários apps para um ecossistema diversificado e com maior gama de oferta. Ao fazer isso, o banco avançará mais em duas frentes: maior engajamento dos clientes e uma oferta de upselling em níveis mais altos. 

Na avaliação dos especialistas da XP sobre o Itaú, a nuvem também aparece como prioridade. Para eles, essa plataforma reforça a centralidade no cliente. Lembrando ainda que o banco seria a terceira maior empresa em termos de utilização da GenAI, com uma equipe de mais de 8 mil engenheiros envolvidos no tema.

O assunto foi, inclusive, ressaltado pelo CEO da instituição durante a Febraban Tech deste ano. Um dos destaques feitos por Milton Maluhy Filho foi que a modernização da plataforma de dados da instituição estaria em um momento ideal para capturar o máximo da IA.  

Conectividade

Outro tema fundamental é a conectividade, cuja importância ficou mais clara na Febraban Tech. A visão de rede do Itaú é fundamental para a conectividade de suas 3 mil agências e 40 mil caixas eletrônicos. Nessa jornada, a Embratel é um dos parceiros, com várias frentes tecnológicas. 

Entre os recursos estão a tecnologia SD-WAN e WiFi-6, que trazem ganhos em velocidade para os clientes nas agências e asseguram maior mobilidade para os colaboradores internos do Itaú. A infraestrutura de 5G complementa a rede, com novos pontos de acesso, que ampliam a capacidade de transmissão de dados. 

Como a nuvem é uma das prioridades do banco, a parceria com a Embratel ajuda a respeitar a demanda de tráfego e prioriza o tempo de resposta. Isso é possível porque a nuvem também simplifica a gestão de redes.


E-book gratuito: Saiba como as tecnologias ajudam a construir o ecossistema de fintechs do Brasil

Saiba mais


Matérias relacionadas

cisos Estratégia

Pesquisa mostra que 97% dos CISOs usam IA para diminuir erros humanos 

Levantamento envolveu executivos de 16 países, incluindo brasileiros

sustentabilidade empresas Estratégia

Sustentabilidade está entre as prioridades das empresas

Estudo mostra que as empresas latino-americanas estão modificando seus planos de ação e promovendo práticas mais sustentáveis

nuvem tv Estratégia

Nuvem e convergência ajudam a reter espectador na TV

Estrutura técnica baseada em nuvem e aglutinação de serviços digitais podem proporcionar recuperação do valor da publicidade, junto a ganho de eficiência operacional

desastres naturais Estratégia

MG adota iniciativas high tech para prevenir desastres naturais

Solução inclui dados georreferenciados e recursos de nuvem