Com 70 milhões de clientes em 18 países, o Itaú Unibanco tem se destacado pela sua transformação digital, segundo analistas financeiros da XP Investimentos. A avaliação está baseada no encontro com investidores promovido pela alta cúpula da instituição, em junho de 2024.
Para três especialistas da XP – Bernardo Guttmann, Matheus Guimarães e Rafael Nobre -, o Itaú está aprimorando suas capacidades por meio da análise de dados e de novas tecnologias para envolver os clientes. Entre elas estão a Inteligência Artificial Generativa (GenAI), o que ajuda a garantir que os produtos certos estejam sendo oferecidos no momento adequado, em todas as contas.
Com essa estratégia, o banco estaria melhor posicionado para competir com fintechs e neobancos, uma vez que reforçou a cultura centrada no cliente — e não mais focada no produto.
Novo aplicativo
Outro dado dos analistas é a criação de um super aplicativo, com a migração de 15 milhões de clientes de um cenário com vários apps para um ecossistema diversificado e com maior gama de oferta. Ao fazer isso, o banco avançará mais em duas frentes: maior engajamento dos clientes e uma oferta de upselling em níveis mais altos.
Na avaliação dos especialistas da XP sobre o Itaú, a nuvem também aparece como prioridade. Para eles, essa plataforma reforça a centralidade no cliente. Lembrando ainda que o banco seria a terceira maior empresa em termos de utilização da GenAI, com uma equipe de mais de 8 mil engenheiros envolvidos no tema.
O assunto foi, inclusive, ressaltado pelo CEO da instituição durante a Febraban Tech deste ano. Um dos destaques feitos por Milton Maluhy Filho foi que a modernização da plataforma de dados da instituição estaria em um momento ideal para capturar o máximo da IA.
Conectividade
Outro tema fundamental é a conectividade, cuja importância ficou mais clara na Febraban Tech. A visão de rede do Itaú é fundamental para a conectividade de suas 3 mil agências e 40 mil caixas eletrônicos. Nessa jornada, a Embratel é um dos parceiros, com várias frentes tecnológicas.
Entre os recursos estão a tecnologia SD-WAN e WiFi-6, que trazem ganhos em velocidade para os clientes nas agências e asseguram maior mobilidade para os colaboradores internos do Itaú. A infraestrutura de 5G complementa a rede, com novos pontos de acesso, que ampliam a capacidade de transmissão de dados.
Como a nuvem é uma das prioridades do banco, a parceria com a Embratel ajuda a respeitar a demanda de tráfego e prioriza o tempo de resposta. Isso é possível porque a nuvem também simplifica a gestão de redes.
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