Com a rápida evolução tecnológica, a inteligência artificial (IA) vem sendo apontada como uma ferramenta necessária para a otimização de processos que resultam na eficiência operacional das empresas. E as lideranças têm observado isso, uma vez que estão utilizando dados para auxiliar na tomada de decisões e para fazer análises preditivas, ditando novos rumos estratégicos.
De acordo com Neil Sahota, palestrante e consultor de negócios especialista em IA, a promissora transformação pode apresentar, também, novos desafios para os líderes em todo o mundo. “Na era da IA, a tecnologia pode ser usada para aprimorar a tomada de decisões, fomentar a inovação e antecipar mudanças de mercado”, apontou ele, em artigo publicado na Forbes.
Otimização da IA
A capacidade da IA otimizar processos é reconhecida em todo o mundo. Ela analisa grandes conjuntos de dados, gerando insights significativos em um curto espaço de tempo. Isso reduz consideravelmente o tempo que os líderes levariam para tomar decisões. Dessa forma, a IA se concretiza no mercado empresarial como uma ferramenta de suma importância estratégica para os negócios.
O Watson, principal sistema de IA da IBM, por exemplo, foi criado para aumentar a tomada de decisões nas empresas. E foi exatamente isso que aconteceu. A ferramenta se tornou estratégica para a liderança, aumentando os insights derivados de dados não estruturados. Na prática, a capacidade da plataforma entender a linguagem informada e gerar hipóteses baseadas em dados permite que a liderança tome decisões mais assertivas, aprimorando a eficiência operacional.
O Google vê a IA como ferramenta capaz de impulsionar a inovação, personalizando soluções para seus usuários. “Essa abordagem proativa manteve a empresa na vanguarda da indústria, o que demonstra o poder da tecnologia em sustentar uma cultura de inovação contínua”, afirmou o especialista.
A liderança da PepsiCo aposta em inteligência artificial para o aprimoramento da operação, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento de possíveis interrupções na cadeia de suprimentos. Como resultado, a empresa acumula melhorias em eficiência e economia de custos.
Benefícios da aplicação de IA na liderança corporativa
A integração da IA na liderança corporativa apresenta uma série de vantagens, dentre as quais o fato de aprimorar a tomada de decisões dos líderes, que passam a contar com a análise de dados de forma rápida e precisa.
A análise preditiva também é uma vantagem, uma vez que delineia o planejamento estratégico e antecipa tendências do mercado, a ponto de possibilitar, também, a mitigação de riscos.
Outro ponto positivo sobre a adoção de IA pela liderança é o fomento à inovação. Ao automatizar tarefas rotineiras, a inteligência artificial permite que os executivos se dediquem ao que realmente importa: a estratégia de negócios das empresas. Por fim, trata-se da comunicação gerando engajamento. Quando a IA analisa dados e apresenta feedbacks, a liderança pode atuar com rapidez e eficiência para manter a equipe motivada.
Por outro lado, a liderança não está livre de desafios, ou seja, algumas mudanças negativas também podem impactar no todo. Entre elas, a dependência da tecnologia, as preocupações com privacidade e ética e a resistência de alguns profissionais diante da possibilidade de mudança.
Para Sahota, é essencial que, ao fomentar uma abordagem equilibrada, a liderança deve promover o uso ético da IA, assim como proporcionar o aprendizado contínuo sobre as ferramentas, especialmente sob a perspectiva do humano. “Os líderes podem desbloquear todo o potencial da IA, guiando suas organizações para um futuro promissor e próspero”, apontou.