Um novo estudo da Juniper Research estima que o mercado de tecnologia de segurança de fronteira vai superar os US$ 70 bilhões globalmente em 2027. Com isso, essa área crescerá 47% nos próximos cinco anos, uma vez que movimenta atualmente US$ 48 bilhões. O relatório prevê ainda que a adoção de tecnologias integradas de inteligência artificial (IA), como sistemas avançados de vigilância, será um fator importante.
A adoção, no entanto, está causando polêmica, pois ativistas têm levantado preocupações sobre questões de privacidade. A razão é que a segurança de fronteira usa várias tecnologias, incluindo sistemas de câmeras e sistemas de detecção de intrusão de perímetro, para detectar e identificar automaticamente os atravessadores ilegais de fronteira.
Novas tecnologias para conter o movimento ilegal
A pesquisa estima que as tecnologias de perímetro de fronteira, compreendendo sistemas de câmeras e sistemas de detecção de intrusão de perímetro, representarão 36% da receita do mercado globalmente até 2027, acima dos 26% em 2022. O crescimento se explica pela busca cada vez maior por tecnologias de perímetro automatizadas que protegem as fronteiras do crescente movimento ilegal de pessoas.
“A crescente agitação política e os conflitos aumentaram o movimento ilegal. Consequentemente, os fornecedores devem destacar a capacidade de suas soluções de detectar e rastrear automaticamente as pessoas que tentam cruzar fronteiras ao comercializar seus produtos”, argumenta Jordan Rookes, que é autor da pesquisa.
Torres de vigilância com IA para segurança de fronteira
O levantamento também prevê que a adoção de torres de vigilância integradas à IA será fundamental para impulsionar o crescimento, com o valor total dos sistemas de câmeras globalmente estimado em US$ 22,8 bilhões até 2027; de US$ 10,1 bilhões em 2022. As torres de vigilância são capazes de criar uma fronteira virtual, detectando, identificando e rastreando ameaças a grandes distâncias.
As torres de vigilância integradas à IA estão no centro da crescente preocupação de grupos de campanha em relação ao seu potencial para analisar o comportamento da população em geral, possivelmente infringindo os direitos humanos das pessoas. Essas preocupações podem retardar a adoção, a menos que sejam abordadas. Os fornecedores devem garantir que os regulamentos de privacidade sejam cumpridos e a população seja informada sobre as medidas de proteção de dados em vigor para proteger a privacidade das pessoas.