Por que ainda é tempo de se preparar para a Black Friday 2020?

Por que ainda é tempo de se preparar para a Black Friday 2020?

3 minutos de leitura

Empresas de pequeno e médio porte podem contar com diversas soluções para fortalecer presença no digital e melhorar relacionamento com o cliente.



Por Redação em 23/11/2020

Empresas de pequeno e médio porte podem contar com diversas soluções para fortalecer presença no digital e melhorar relacionamento com o cliente durante a Black Friday 2020.

A Black Friday 2020 se aproxima e, apesar de faltar poucos dias para uma das datas mais importantes para o varejo, ainda é tempo de transformar os negócios de empresas de pequeno e médio porte.

vários pontos de contato para o consumidor – como atender via Instagram e WhatsApp, por exemplo –, mas também em prover a melhor experiência do consumidor.

E quando o assunto é Black Friday, qualquer experiência abaixo do esperado é motivo para um cliente abandonar o carrinho e comprar com a concorrência. Então, seja sincero: o seu negócio está preparado para o dia 27 de novembro?

Um levantamento da Serasa Experian mostrou que 70% dos internautas já adquiriram produtos e serviços durante a data. Já a intenção de compra cresce uma média de 50% ao ano nessa época do ano.

Há ainda um detalhe interessante: as pessoas não esperam mais uma Black Friday de apenas “um dia”, neste caso, na próxima sexta-feira (27). Os consumidores agora desejam mais dias de promoções.

Ou seja, isso vai exigir uma série de decisões estratégicas para mostrar ao consumidor que o seu site é seguro, tem capacidade de entrega e consegue se relacionar e comunicar com o seu cliente.

Por sinal, neste artigo Mundo + Tech você confere quais são os desafios da Black Friday 2020 e por que empresas de pequeno e médio porte também precisam estar preparadas para a data.

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4 passos para se preparar para a Black Friday 2020

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova realidade para empresas e consumidores. E, se tratando de 2020, é impossível negar a importância do e-commerce para a continuidade dos negócios.

Um relatório da Ebit mostrou que o comércio eletrônico bateu recorde no primeiro semestre deste ano. Foram R$ 3,8 bilhões em vendas. Com isso, o faturamento do setor foi 47% maior que o mesmo período de 2019 e 9% a mais que o segundo semestre do ano passado.

Sem contar no aumento de consumidores que passaram a comprar em um ambiente digital. Desde o início do isolamento social, o e-commerce atraiu 7,3 milhões de novos consumidores até o fim do primeiro semestre de 2020, 40% a mais que o mesmo período do ano passado.

Com isso, o comércio eletrônico já soma mais de 41 milhões de consumidores.

Assim, 4 pontos devem ser levados em conta para preparar seu negócio para a Black Friday 2020, como destaca a Serasa.

  1. Metas: é bom definir a receita, faturamento e lucro que você espera com a Black Friday.
  2. Promoção: decidir quais produtos e serviços estarão em oferta. Por exemplo, é possível colocar no catálogo os que mais vendem durante a data.
  3. Descontos e pagamentos: às vezes ofertar um pagamento em um número maior de parcela, ou outras facilidades, pode fazer um consumidor levar um produto, mesmo que ele considere o preço mais caro do que o do concorrente.
  4. Divulgação: com essas etapas planejadas, é hora de começar a divulgar o catálogo que estará em promoção. Quanto antes, melhor.

Qual o próximo nível da sua empresa?

Independentemente da jornada em que sua empresa está, ela pode contar com diversas tecnologias para entregar a melhor experiência do cliente durante a Black Friday 2020. A Embratel, por exemplo, possui um portfólio para o seu negócio estar pronto para a data.

Mas, em se tratando de transformação digital, você olha somente para a Black Friday ou já enxerga as oportunidades de crescer além dessa época de promoções?

Como já mostramos em outro artigo, empresas de pequeno e médio porte estão olhando cada vez mais para tecnologias que vão ajudá-las a inovar no modelo de negócio. Entre as prioridades digitais está justamente melhorar a experiência do consumidor.

Outro ponto é como se destacar em relação à concorrência. Em entrevista recente ao Mundo + Tech, Adriano Pires, diretor de vendas mercado empresarial da Embratel, citou 3 pontos que mostram que uma empresa está no caminho da digitalização.

Para o executivo, estar presente no ambiente digital, ofertar serviços que podem ser transacionados de forma on-line e processar os dados na nuvem são essenciais para essa jornada.

Sendo assim, se sua empresa está na transição do físico para o digital na Black Friday 2020, a Embratel preparou um infográfico com tudo o que você precisa saber para fortalecer a sua presença neste ambiente e melhorar ainda mais o relacionamento com os seus consumidores na data.

Baixe gratuitamente no banner abaixo:

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