Pandemia do novo coronavírus acelera “na marra” a transformação digital das empresas. Confira 7 dicas para a adaptar a sua empresa para o novo normal
O novo coronavírus encurtou a janela de inovação de empresas de todo mundo. Os profissionais responsáveis por gerenciar a TI de uma empresa sentiram na pele o que foi essa aceleração. Uma timeline que previa um ciclo de três a cinco anos, de repente teve de ser executada em meses.
Se os primeiros desafios já foram superados — como a estabilização do e-mail e a garantia de que a rede virtual privada (VPN) é segura — os executivos de tecnologia precisarão agora olhar para a inovação.
Ainda que o investimento em TI possa diminuir —um estudo da IDG sobre o impacto da COVID-19 nas empresas mostrou uma queda na intenção de aumento de gastos com o setor — caberá à tecnologia a tarefa de ajudar as empresas a se adaptarem ao “novo normal”.
Afinal, dispositivos móveis, computação em nuvem e outras ferramentas digitais estão dando aos CIOs mais flexibilidade no apoio à realização do trabalho remoto.
Certo. Mas esse pode não ter sido exatamente o seu cenário. Talvez o seu negócio não tivesse as tecnologias, pessoas ou cultura organizacional necessária para essa súbita mudança. A boa notícia é que nunca é tarde de mais para impulsionar uma estratégia digital.
7 dicas que podem ajudar o seu negócio
Se você ainda está desenvolvendo sua estratégia de digitalização dos negócios, o site CIO.com trouxe um guia rápido com sete dicas que podem te ajudar a se preparar para esse período de pandemia e o que esperar para o novo normal. Confira.
1. Comunicação transparente
Durante qualquer crise, é importante manter uma comunicação próxima entre líderes de negócio, de TI e as equipes. Reuniões semanais para entender quais são as necessidades da empresa e quais devem ser prioridades mantêm todos em sintonia enquanto estão todos longe fisicamente.
2. Gerenciamento de crise simplificado
Nem todas as empresas estavam prontas para o novo coronavírus, porém, se elas possuíam um plano de gerenciamento de crise, ele provavelmente não era usado há anos. Olhando para o futuro e uma possível situação semelhante, ter um manual de uma página pode ser o suficiente.
O documento pode conter tópicos sobre:
- Qual procedimento para dar continuidade nos negócios.
- Como reconfigurar o local de trabalho para o distanciamento social.
- O que será preciso para as atividades no escritório físico serem retomadas.
É importante avaliar todo o cenário atual para ter medidas de contenção para uma próxima epidemia (ou um próximo evento dessas proporções) e não seguir em frente sem fazer uma análise do passado.
3. Mudança organizacional
Se já havia o desejo de mudar a cultura organizacional, este é o momento. Ela pode ser inspirada no modelo de operação de uma startup. Ou seja, implantar equipes ágeis e multifuncionais, programação em pares, pesquisa etnográfico ou outras abordagens que mantenham a produtividade nesse cenário.
4. Mapeando comportamentos
Mudar a cultura organizacional vai além da adoção de ferramentas e tecnologias. As principais barreiras são as pessoas e o comportamento delas. Isso pode gerar vários atritos e ruídos de comunicação que vão impactar negativamente um modelo de operação digital.
5. Foco nos clientes
Os hábitos dos consumidores estão mudando nesta quarentena. Cada vez mais eles compram produtos e serviços on-line. Olhando para um relacionamento B2B, clientes também buscam efetivar negócios de forma virtual com esse isolamento. Independentemente do ramo de negócio, é uma forma de você evoluir e operar com agilidade para atender as expectativas desses dois públicos.
6. Foco na equipe
Gerenciar a TI não é somente decidir qual tecnologia será adotada. É importante conversar com a equipe para entender o que está ou não funcionando para o setor e para os colaboradores. Assim, você consegue revisar a estratégia de inovação sem comprometer orçamentos e resultados.
7. Esteja presente
Esta última dica retoma à comunicação transparente. A TI será o braço que vai trazer impacto positivo para o seu negócio. Como líder, você terá que tomar decisões sobre mudanças de cultura, processos e adoção de tecnologias. No entanto, é preciso estar alinhado com a TI e participar de todas as negociações que serão feitas entre todos os executivos.
Principais destaques desta matéria
- Pandemia do coronavírus acelerou a jornada de transformação das empresas.
- Adoção de tecnologias é essencial para que, agora, empresas mudem o foco para a inovação.
- Mas, nem todas as empresas conseguiram reunir os requisitos para passar por este momento.
- Confira 7 dicas de como líderes de negócio e de TI para impulsionar uma estratégia digital.