streaming

Streaming revoluciona a forma de consumo de conteúdos audiovisuais

2 minutos de leitura

Pesquisa aponta que 69% dos entrevistados deixaram de assistir à TV aberta e passaram a utilizar plataformas de streaming; 48% são fiéis à marca



Por Redação em 29/11/2021

O mercado de serviços de streaming, no Brasil, não é novo. A Netflix, por exemplo, iniciou suas atividades no país em 2011. No entanto, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado e customer experience, o segmento mudou bastante nos dois últimos anos. Ao comparar os dados do novo relatório com o levantamento feito em 2019, a empresa constatou que mais pessoas passaram a utilizar o serviço, algumas plataformas se fundiram ou deixaram de existir, abrindo espaço para novas.

Dentre os entrevistados, nada menos que 69% deixaram de assistir à TV aberta e passaram a consumir somente serviços de streaming. 66% também deixaram a TV fechada pelo mesmo motivo. A pesquisa foi realizada em novembro de 2021 e ouviu  2.054 internautas de todos os estados brasileiros, sendo a maior parte deles (45%) com idade entre 30 e 49 anos. Confira os principais resultados do levantamento.

Netflix permanece como principal plataforma de streaming

A pesquisa avaliou nove marcas – Netflix, PrimeVideo, Disney+,TV+, HBOMax, GloboPlay, GooglePlay, Now e Star+. Em todos os critérios avaliados, o destaque ficou para a Netflix. Abaixo da Netflix, na maioria dos gráficos, está a Amazon Prime Video, bem avaliada especialmente no critério de preço, no qual 65% consideraram “ótimo” e 27% como “bom”.

Outra marca que chamou a atenção foi a Disney+, que estreou no mercado brasileiro em 2020. 39% dos entrevistados afirmaram que consideram utilizar a plataforma, 23% já utilizaram pelo menos uma vez e 19% assinaram a plataforma nos últimos 12 meses.

Experiência do consumidor

No ranking de satisfação, a Netflix também se destacou, ficando em primeiro lugar, embora empatada com a HBO Max. Em seguida vem o Amazon Prime Video, Disney+ e Star+.

Nesse quesito, foram avaliadas questões como frequência de novidades e lançamentos, opções de planos e assinaturas, opções de dispositivos para assistir aos conteúdos, facilidade de usar o serviço, sistema de recomendações e catálogo disponível.

Comportamento de compra

Nos últimos dois anos, 58% dos entrevistados passaram a utilizar alguma das plataformas disponíveis. Destes, 37% o fizeram nos últimos 12 meses. 64% assistem streaming pela televisão. 87% assistem filmes e 84% séries. 

O preço ainda é o item mais determinante para a escolha do serviço (59%), seguido pela presença de filmes e séries da preferência do consumidor (54%). 

Apesar da variedade de plataformas, nem sempre elas são utilizadas pelos usuários. 34% chegam a assinar vários streamings sem utilizá-los em sua totalidade. 



Matérias relacionadas

redes corporativas Conectividade

Redes Corporativas: Próximo Nível amplia cobertura do tema

O Hub de conteúdo da Embratel iniciou uma série de conteúdos sobre o assunto no segundo semestre do ano e vai ampliar a cobertura em 2025

5G na América latina Conectividade

5G ainda é tecnologia urbana na América Latina

Brasil lidera ativação de redes privativas, com destaque para IoT nos mercados de agronegócio e mineração

cobertura 5G Conectividade

Desigualdade regional não impede evolução da cobertura 5G

Expansão acelerou o acesso a infraestrutura de rede mais robusta, capaz de suportar grande volume de dados

nestle Conectividade

Nestlé expande rede 5G em fábrica de Caçapava e fortalece Indústria 4.0

Com investimento de R$ 1,1 bilhão até 2026, a unidade eleva conectividade e automação, tornando-se referência em inovação na América Latina