O primeiro caixa eletrônico 5G da América Latina, uma iniciativa que surgiu da parceria entre Embratel, Claro, Tecban e Ericsson, trouxe aos usuários a possibilidade de experiências como videoconferência com especialistas, menor tempo de resposta para as aplicações e distribuição de conexão de internet via hotspot Wi-Fi. Ele é apenas um exemplo das possibilidades que estarão disponíveis no setor financeiro com a quinta geração de telefonia.
“Até então, os serviços tinham uma plataforma que era igual para todos, em termos de velocidade e performance. O 5G é uma plataforma revolucionária, porque isso agora pode ser personalizado para cada indústria”, disse o CEO da Embratel, José Formoso, durante o CIAB Febraban 2021.
De acordo com matéria do Valor, o executivo destacou, na ocasião, que o novo padrão de conectividade pode viabilizar soluções específicas para cada negócio. “A Embratel está pronta para criar estratégias para os clientes, habilitando infraestrutura, integrando parceiros e tecnologias que vão levar os negócios ao próximo nível”, afirmou Formoso.
Soluções promovem agilidade e maior segurança ao mercado financeiro
A melhor conectividade proporciona novas oportunidades ao setor financeiro, como armazenamento de dados em nuvem, inteligência artificial, atendimento automatizado, melhor gestão de redes e de dados, entre outros. Com isso, a perspectiva é de que os serviços se tornem mais ágeis e mais seguros – ainda mais com o avanço da tecnologia blockchain e soluções de cibersegurança.
A Gartner, inclusive, divulgou em 2021 um estudo (realizado globalmente) que demonstra que há uma intenção generalizada no setor financeiro de investir em tais tecnologias. Além da melhoria dos serviços, as instituições apontam o aumento da produtividade como um dos fatores mais importantes para a transformação e evolução digital deste mercado.