Cloud é estratégia para empresas mais ‘verdes’

2 minutos de leitura

Além de reduzir equipamentos de hardware, que se tornam obsoletos, a nuvem permite economia de energia, o que resulta em negócios mais verdes



Por Redação em 01/02/2022

A pandemia acelerou a migração e adoção de tecnologia em nuvem pelas empresas, que precisaram manter as suas atividades mesmo com o distanciamento social. Em função disso, projetos e investimentos de longo e médio prazos ligados a cloud computing se tornaram prioridade absoluta. 

Esta é a avaliação da vice presidente para Cloud & Infrastructure Operations na Capgemini Brasil, Juliana Almeida. E, segundo ela, isso proporcionou não somente ganhos operacionais, mas também ambientais. “O setor de TI consome muitos recursos naturais em todo o seu ciclo, o que inclui desde matérias-primas para a produção de hardwares, passando pela energia para o funcionamento dos equipamentos, até o descarte após a sua vida útil, que é muito curta”, defendeu ela em artigo sobre a chamada green TI (ou TI verde).

Apenas 18% das empresas de TI têm estratégia de sustentabilidade

Juliana cita o estudo “Sustainable IT – Why it’s time for a Green revolution for your organization’s IT”, do Capgemini Research Institute (CRI), apontando que, apesar de metade das empresas entrevistadas manterem alguma estratégia de sustentabilidade, somente 18% delas o fazem especificamente na área de TI. Além disso, apenas 15% dos executivos entrevistados adotaram medidas para reduzir a pegada de carbono do hardware de TI. Foram entrevistados executivos de TI e profissionais de sustentabilidade de mil organizações.

O cenário mostra que existe um grande espaço para fornecedores de soluções em nuvem e que as empresas de TI precisam se modernizar. O levantamento destaca que, entre as companhias que apresentam altos níveis de maturidade em TI sustentável, 12%, em média, reduziram seus custos. 

Além disso, cerca de 44% afirmaram que suas práticas verdes estavam gerando economia e 61% relataram melhorias em sua pontuação ESG (ambiental, social e governança). Isso se reflete em valorização da imagem corporativa (citada por 61% dos entrevistados) e melhoria no relacionamento com os clientes (mencionada por 56%). 



Matérias relacionadas

varejo tecnologia Estratégia

Varejo usa tecnologia para entregar boa experiência de consumo 

Com participação do Boticário, 5º episódio da minissérie Empresas Líquidas mostra como os dados e a tecnologia empoderam o cliente no varejo

nuvem seguranca Estratégia

Nuvem e Inteligência Artificial trazem avanços na segurança da informação

Relatório da Brasscom mostra que ajustes nas práticas de segurança cibernética em ambientes de nuvem são um dos principais desafios dos gestores de TI

seguranca Estratégia

Segurança até no cafezinho

"É preciso, quando falamos de cibersegurança, encontrar a naturalidade ao tratar de temas complexos e simples"

bcg Estratégia

Adoção de tecnologia pode aumentar receita em até 25%, aponta BCG

Estudo recomenda que as empresas identifiquem as soluções que possam gerar mais valor para toda a organização