O WhatsApp pode ajudar farmácias, comerciais ou de manipulação, a aumentarem o número de vendas. Ao usar o aplicativo para montar uma rede de divulgação com clientes que já compraram na loja, as lojas conseguem enviar promoções, vender medicamentos e até lembrar os clientes de refazer a compra quando os remédios estiverem acabando. Tudo com base nas datas de compra e quantidades requisitadas.
Graças às APIs – sigla em inglês para interfaces de programação de aplicativos – empresas como a Poli Digital conseguem integrar novos recursos ao WhatsApp. No caso das farmácias, há um potencial para aumentar a conversão, ao atingir o público-alvo de maneira eficaz.
Dados levantados pela Poli junto a seus clientes apontam um aumento de 400% na possibilidade de venda ao entrar em contato com um lead no primeiro minuto. Após a primeira hora, essa oportunidade diminui para apenas 36%. Isso ocorre porque as pessoas têm pressa em resolver seus problemas e, na área da saúde, essa paciência é ainda mais curta.
Lembrete no WhatsApp
Outra API da Poli Digital pode ajudar pessoas a não esquecerem compromissos médicos. Com o envio de mensagens automatizadas, pacientes são relembrados de seus agendamentos para confirmar a presença, economizando tempo de atendentes e trazendo uma melhor experiência para o cliente.
A empresa, que possui cerca de 15% dos clientes no setor de saúde, percebeu que uma parte significativa do tempo dos atendentes era dedicada à confirmação de consultas por telefone, um procedimento padrão para todas as consultas. Como solução, implementaram uma automação via WhatsApp, na qual os pacientes recebiam uma mensagem para confirmar suas consultas, deixando para a clínica apenas a coleta dessas informações.
Com os lembretes automáticos, as clínicas e consultórios diminuíram o número de faltas e atrasos, além de conseguirem impulsionar novas consultas usando o WhatsApp como ferramenta de agendamento de retornos médicos.