Web Summit
varejo online

Saiba do futuro do varejo online no Web Summit 2023

4 minutos de leitura

Em pleno aquecimento, varejo online e mercado digital também estarão entre as discussões do Web Summit Rio 2023.



Por Redação em 21/04/2023

O mercado de bens e consumo sofreu grandes alterações com a chegada da pandemia de Covid-19, impulsionando tecnologias a um próximo nível. Uma pesquisa realizada pela ConQuist Consultoria, por exemplo, mostrou que 71% das pessoas passaram a preferir as compras online após a pandemia do Coronavírus. E a expectativa é que a transformação digital acelerada nesse período continue escalando nos próximos anos.

De acordo com o índice MCC-ENET, o faturamento desse setor deve aumentar 56% no Brasil até 2024. O aquecimento do varejo online, não por acaso, é tema de análises e estudos diversos, e não será diferente no Web Summit Rio 2023, evento que acontece de 1° a 4 de maio, no Rio de Janeiro.

O que é o varejo online?

varejo online

Varejo online, varejo digital ou e-commerce – para usar um termo mais amplo – diz respeito à comercialização de produtos e serviços através da internet. Em outras palavras, é a representação do movimento que muitos de nós já nos acostumamos ao transferir compras das lojas físicas para os canais de venda online, ou mesmo mesclar essas experiências, fazendo um pedido online e retirando em uma loja, por exemplo.

As companhias varejistas perceberam o movimento já há alguns anos e vêm aperfeiçoando a expansão do varejo online com o apoio de tecnologias digitais, com destaque para a inteligência artificial e o omnichannel.

De acordo com a Plurisistemas, muito mais do que entender esse fenômeno, é fundamental que as lojas ofereçam um suporte adequado aos consumidores. O cliente precisa se sentir acolhido pelo vendedor (digital), como se estivesse em uma loja física. 

Nesse sentido, as empresas precisam oferecer uma nova e completa experiência de consumo para seu público e, um universo amplo e rico em detalhes, que transmita confiança ao consumidor é essencial para manter um varejo online bem sucedido. 

Crescimento do e-commerce

De acordo com o Nuvem Shop, a previsão é de que, até 2025, o varejo online atinja a marca de US$ 7 trilhões de negócios realizados em todo o mundo, o que representa mais ou menos, um quarto do consumo mundial.

Apesar do sucesso, muitos problemas ainda assombram a reputação desse mercado, de acordo com o Reclame Aqui. Entre as principais reclamações dos consumidores de varejo online, ainda estão os problemas de atendimento (67%), seguido por propaganda enganosa (30%).

Para o ECBR, a inteligência artificial deve ser cada vez mais utilizada para ajudar o comprador online a achar os produtos que tenham relevância para ele e isto sugere que esses motivos de reclamação apontados devam ser solucionados rapidamente pelas companhias que buscam sucesso nesta modalidade.

O uso da IA no varejo online também deve permitir transações cada vez mais assertivas, tanto para o comprador como para o vendedor.

Suporte das tecnologias digitais

varejo online

Não tem como falar de varejo online sem falar do aparato tecnológico existente para permitir que ele funcione com a eficiência esperada. É então que entram em cena a conectividade, os softwares de gestão, cibersegurança, blockchain, machine learning, ciência e análise dados, cloud e criptoativos, entre outras tecnologias digitais. 

No Web Summit Rio 2023 esses temas serão tratados por alguns especialistas, segundo adiantou o country manager do evento, Artur Pereira. “Nós acompanhamos tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia e o que ainda vai acontecer. Assim tentamos antecipar os assuntos que devem ser falados, muito no sentido de que estejam ao encontro das necessidades das pessoas no momento, e dos impactos na sociedade para os próximos anos”. 

Também vale pontuar que o fortalecimento do varejo online altera significativamente o ecossistema de compras, inclusive com a ampliação de centros logísticos descentralizados, capazes de aumentar a eficiência na entrega dos produtos.

Varejo online no Web Summit

Entre os nomes do e-commerce que estarão no Web Summit Rio 2023 o Sean Summers, CMO do Mercado Livre, é um dos destaques. A sua apresentação deve ser pautada na crescente do mercado de comércio eletrônico e na importância do posicionamento digital para garantir um bom desempenho comercial para as empresas.

Mada Seghete, co-fundadora e vice-presidente de marketing da Branch, por sua vez, deve revelar o que os consumidores procuram em seus smartphones atualmente. 

Para falar sobre estratégias de marketing B2B, Luiz Piovesana, CMO da Nuvemshop, Carolina Nucci, CMO da weme; e Anne Fadul, co-fundadora e COO da Pina, estarão no evento.

Marcelo Cortes, co-fundador e CTO da Faire, estará em um bate-papo sobre o grande varejo. Ele vai apresentar o papel que a tecnologia, o aprendizado de máquina e os dados têm desempenhado no auxílio aos varejistas. 

Outros nomes que devem tratar do varejo online no evento são:

  • João Sobreira, Co-founder & CEO Tipspace
  • Luiza Nolasco, Co-founder Gringa
  • Niklas Kluger, Co-founder & COO InPlanet
  • Lucas Herscovici, Chief DTC Officer AB InBev
  • Jennifer Queen, Founder & CEO Pina
  • Daniel Scandian, Co-founder & CEO MadeiraMadeira
  • Tiago Dalvi, Founder & CEO Olist
  • Mariana Ramos Dias, Co-founder & CEO Gupy
  • Frederico Alecrim, Director & Co-host VarejoCast
  • Sean Summers, CMO Mercado Livre
  • Mada Seghete, Co-founder & VP of Marketing Branch
  • Luiz Piovesana, CMO Nuvemshop
  • Carolina Nucci, CMO & Partner weme
  • Anne Fadul, Co-founder & COO Pina
  • Glauber Mota, CEO Revolut Brazil
  • Giorgio Finzi, Founder & CEO 4Gift
  • Marcelo Cortes, Co-founder & CTO Faire
  • Leo Branco, Editor Exame
  • Carolina Nucci, CMO & Partner weme
  • Monique Lima, Co-founder & CEO Mimo Live Sales
  • Bruno Chan, Co-founder & CEO Klavi
  • Glauber Mota, CEO Revolut Brazil
  • Marcelo Sakate, Editor-in-chief Bloomberg Línea
  • Mate Pencz, Co-founder & CEO Loft
  • Caio Camargo, Co-founder & Host VarejoCast
  • Parker Treacy, Co-founder & CEO Cobli
  • Tony Migliore,Founder & CEO Moova
  • Andrea Janer, Founder & CEO Oxygen
  • Gerry Giacomán Colyer, Co-founder & CEO Clara
  • Howard Wright, VP & Global Head of Startups Amazon Web Services
  • Wagner Ruiz, Co-founder EBanx
  • Parker Treacy, Co-founder & CEO Cobli
  • Dan Westgarth, COO Deel
  • Aaron McDaniel, Founding Partner & Co-author Global Class
  • Luis Felipe Salin Monteiro, CEO Cateno
  • Ximena Aleman, Founder & CEO Prometeo
  • Bruno Chan, Co-founder & CEO Klavi
  • Victor Irajá, Columnist Veja
  • Juan Pablo Ortega, Co-founder & CEO Yuno
  • Aron Schwarzkopf, Co-founder & CEO Kushki
  • Leo Branco, Editor Exame
  • Marc Penzel, Founder & President Startup Genome
  • Gerry Giacomán Colyer, Co-founder & CEO Clara
  • Gina Gotthilf, Co-founder & COO Latitud
  • Klaus Wehage, Founding Partner & Co-author Global Class
  • Felipe Memoria, Founding Partner Work & Co

E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

diversidade Estratégia

Executivas defendem diversidade by design nas estratégias de IA

Evitar que se reforcem valores anacrônicos e vieses de exclusão devem ser cuidados centrais nas automações e análises com Inteligência Artificial

ciberseguranca ameacas Estratégia

Cibersegurança demanda investimentos diante das crescentes ameaças

Com o crescimento dos crimes cibernéticos, especialistas reforçam a importância de soluções como criptografia, autenticação multifator e monitoramento contínuo

futurecom 2024 varejo Estratégia

Tecnologias redefinem o varejo com foco em personalização e eficiência

Blockchain, IA e câmeras de visão computacional transformam a experiência do consumidor e otimizam operações no setor

colaboracao e qualificacao ciberseguranca Estratégia

Colaboração e qualificação são os atuais nortes da cibersegurança

Especialistas explicam a importância de aproximar líderes e departamentos de segurança cibernética do core dos negócios