tentativas de fraude

Vendas de fim de ano registram cerca de R$ 83,8 milhões em tentativas de fraude

2 minutos de leitura

Contudo, estudo realizado pela ClearSale revelou queda de 15,7% no valor das tentativas, em relação a 2022



Por Redação em 11/01/2024

O final do ano é uma das épocas mais esperadas pelo varejo brasileiro, uma vez que o Natal representa um aumento significativo nas vendas – o que, consequentemente, resulta no aumento do faturamento das empresas. Contudo, à medida que as compras aumentam, surgem também as tentativas de fraude. Um estudo realizado pela ClearSale revelou que tentativas de fraude evitadas na temporada natalina, em 2023, atingiram o valor de R$ 83,8 milhões.

Esse dado representa uma queda de 15,7% em comparação ao mesmo período de 2022. O levantamento foi feito observando as ações online no intervalo entre os dias 11 e 25 de dezembro.

Segundo o levantamento, foram computadas cerca de 76,6 mil tentativas de ações fraudulentas. Em relação a 2022, o índice de tentativas teve uma redução de 15,2%. O ticket médio da fraude foi de R$ 1.092,65.

Para Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, era de se esperar que os fraudadores direcionassem seus golpes para a temporada natalina, “capitalizando a vulnerabilidade de consumidores e varejistas imersos nas compras de fim de ano”. Em sua avaliação, é notório que as empresas ampliaram seus recursos de segurança para o aumento nas vendas durante datas sazonais, como o Natal. “Não à toa, os dados revelam uma queda nas tentativas de fraude no final de 2023, mas, ainda assim, é importante que empresas e consumidores permaneçam vigilantes e intensifiquem a segurança durante as compras”, apontou.

Tentativas de fraude por categoria

tentativas de fraude

Entre as categorias que mais sofreram tentativas de fraude estão:

  • eletrodomésticos (5,5%), com ticket médio de R$ 865,67; 
  • celular (5,2%), com ticket médio de R$ 1.405,72;
  • bebidas (5%), com ticket médio de R$ 580,26;
  • eletrônicos (3,2%), com ticket médio de R$ 3.439,69; 
  • automotivo (3,1%), com ticket médio de R$ 1.411,69. 

Região Sudeste registrou melhor índice de combate a fraudes

O estudo ainda revelou os dados por regiões. Nesse caso, a região Norte seguiu na liderança das tentativas de fraude, registrando 1,8% dos casos, com mais de R$ 2,4 milhões em fraudes evitadas no período. 

A região Nordeste, com 1,7%, equivalente a R$ 15,9 milhões, ficou com a segunda colocação, seguido da região Centro-Oeste, que apresentou 1,3%, e cerca de R$ 6,7 milhões. A região Sudeste atingiu 1,4%, ultrapassando R$ 52 milhões e, por fim, a região Sul com 0,7%, cerca de R$ 6,2 milhões em tentativas de fraude.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

cisos Estratégia

Pesquisa mostra que 97% dos CISOs usam IA para diminuir erros humanos 

Levantamento envolveu executivos de 16 países, incluindo brasileiros

sustentabilidade empresas Estratégia

Sustentabilidade está entre as prioridades das empresas

Estudo mostra que as empresas latino-americanas estão modificando seus planos de ação e promovendo práticas mais sustentáveis

nuvem tv Estratégia

Nuvem e convergência ajudam a reter espectador na TV

Estrutura técnica baseada em nuvem e aglutinação de serviços digitais podem proporcionar recuperação do valor da publicidade, junto a ganho de eficiência operacional

desastres naturais Estratégia

MG adota iniciativas high tech para prevenir desastres naturais

Solução inclui dados georreferenciados e recursos de nuvem