Os dados estão em todos os lugares. E com a Lei Geral de Proteção de Dados, as agências de publicidade precisam trabalhar em conjunto com os clientes para manter as melhores práticas e garantir a segurança das informações dos usuários. No Amcham Talks, Tulio Kehdi, fundador da agência de publicidade Raccoon, conversou com o Mundo + Tech sobre quais iniciativas a empresa tem tomado com a LGPD e a importância dos dados no cotidiano da agência.
Mundo + Tech: A Raccoon é uma agência de publicidade, mas com um foco em tecnologia. Como vocês têm olhado para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?
Tulio Kehdi: A gente tem essa preocupação e começamos a tomar uma série de medidas com a ajuda de alguns advogados e de outras empresas. Também estamos conversando com os nossos clientes para entender o que eles estão fazendo também do lado deles. A LGPD afeta as agências de publicidade, mas não tão diretamente quanto os clientes. O que fazemos é dar suporte a eles para fazer as alterações necessárias enquanto, do nosso lado, estamos adequando o que foge dos padrões da nova lei.
M+T: Vocês são uma agência que contrata engenheiros para levar uma visão mais analítica aos negócios dos clientes. Vocês têm testado algoritmos, Inteligência Artificial e outras soluções?
TK: A gente tem um time de tecnologia que nos ajuda em dois grandes blocos. Um é a automação de qualquer rotina que a gente tenha para encurtar o caminho e ganhar mais tempo para analisar as coisas com mais calma e desenvolver algo mais difícil no nosso trabalho. O outro bloco é fornecer o dado de maneira transparente para o cliente e para nossa agência. Temos também um time de BI com muitos estatísticos juntos para consolidar as informações. Já o que temos de Inteligência Artificial é para fazer algumas análises mais gerais das contas, mas não é o nosso maior aspecto do nosso trabalho.
M+T: Há uma discussão sobre quem vigia os algoritmos para que eles não sejam racistas ou sexistas. Qual a preocupação que uma agência de publicidade deve ter?
TK: É uma pergunta bem interessante e difícil. Quando a Raccoon pensa em desenvolvimento de tecnologia, talvez a agência não esteja nesse estágio de entender qual é o viés que a gente dá para os algoritmos porque as análises que a gente faz não são baseadas no usuário, mas em grandes blocos e não sei se têm tanto espaço para o trabalho que executamos. Mas o que fazemos é integrar esse cuidado com o preconceito no processo seletivo. Então nas etapas iniciais treinamos os entrevistadores sobre o unconscious bias (estereótipos aprendidos que são automáticos, não intencionais, profundamente enraizados e capazes de influenciar o comportamento) porque você tem viés inconsciente que acaba sendo utilizado para determinar se a pessoa é boa ou não, se ela deveria trabalhar naquela empresa ou não. É algo que tomamos bastante cuidado.
Confira outras entrevistas exclusivas com os participantes do Amcham Talks 2019
![Perguntas sobre inovação para André Oliveira, da Embratel](http://200.241.193.32/wp-content/uploads/2019/04/Inovação-_-André-Oliveira-_-Embratel.jpg)
![Victor Navarrete, da ACE Startups, fala sobre a corrida pela inovação na Amcham Talks 2019](http://200.241.193.32/wp-content/uploads/2019/04/Corrida-pela-inovação-_-Victor-Navarrete-_-ACE-Startups.jpg)
![Nara Zarino, do iFood, fala sobre espírito de startup na Amcham Talks](http://200.241.193.32/wp-content/uploads/2019/04/Espírito-de-startup-_-Nara-Zarino-_-iFood.jpg)
![Thiago Chueiri, da PayPal, fala sobre experiência do usuário na Amcham Talks 2019](http://200.241.193.32/wp-content/uploads/2019/04/EXPERIÊNCIA-MOBILE-_-Thiago-Chueiri-_-PayPal-EXPERIÊNCIA-MOBILE-_-Thiago-Chueiri-_-PayPal.jpg)
![Arthur Rufino, CEO da JR Diesel, fala sobre inovação e negócios sociais na Amcham Talks 2019](http://200.241.193.32/wp-content/uploads/2019/04/INOVAÇão-em-negócios-sociais-_-Arthur-Rufino-_-JR-Diesel-.jpg)
![Simone Kliass e Jason Bermingham falaram sobre assistentes virtuais na Amcham Talks 2019](http://200.241.193.32/wp-content/uploads/2019/04/Assistentes-virtuais-_-Simone-Kliass-e-Jason-Bermingham.jpg)
![Guilherme Leonel, da LexDesign, fala sobre como a inovação pode transformar e humanizar o direito na Amcham Talks 2019](http://200.241.193.32/wp-content/uploads/2019/04/Inovação-no-Direito-_-Guilherme-Leonel-_-LexDesign.jpg)
![Beia Carvalho palestra na Amcham talks 2019](http://200.241.193.32/wp-content/uploads/2019/04/Futuro-_-Beia-Carvalho-_-5-years-from-now.jpg)
![Sérgio Alexandre, da PwC, fala sobre ser digital na Amcham Talks 2019](http://200.241.193.32/wp-content/uploads/2019/04/Ser-digital-_-Sérgio-Alexandre-_-PwC.jpg)
![Felipe Barreiros, da Vaivoa, fala sobre como é empreender no Brasil na Amcham Talks 2019](http://200.241.193.32/wp-content/uploads/2019/04/Empreendedorismo-_-Felipe-Barreiros-_-Vaivoa.jpg)
![João Maia, da Venturus](http://200.241.193.32/wp-content/uploads/2019/04/Transformação-digital-_-João-Maia-_-Venturus.jpg)
![Bruno Bragazza, da Bosch, fala sobre os aprendizados que empresas podem ter com startups na Amcham Talks 2019](http://200.241.193.32/wp-content/uploads/2019/04/Aprendizados-com-startups-_-Bruno-Bragazza-_-Bosch.jpg)
Foto: Matheus Campos/Amcham Brasil