João Maia, da Venturus, fala sobre transformação digital nas empresas na Amcham Talks 2019

3 perguntas sobre transformação digital para João Maia, da Venturus

2 minutos de leitura

“Toda empresa é uma empresa de tecnologia e seus clientes já são digitais. É preciso entender esse contexto”. A fala de João Maia, gerente executivo da Venturus, centro privado de pesquisa e inovação, aborda a dificuldade imposta pelas próprias companhias na hora de investir em transformação digital.



Por Redação em 15/04/2019

“Toda empresa é uma empresa de tecnologia e seus clientes já são digitais. É preciso entender esse contexto”. A fala de João Maia, gerente executivo da Venturus, centro privado de pesquisa e inovação, aborda a dificuldade imposta pelas próprias companhias na hora de investir em transformação digital.

Confira a seguir a conversa do executivo da Venturus com o Mundo + Tech sobre transformação digital nas empresas e o que elas podem conquistar após implementar inovação em seus ambientes de trabalho.

Mundo + Tech: Quais as dificuldades das empresas em inovar?
João Maia:
As empresas estão aprendendo a ser digitais e eu acho que a principal dificuldade delas é dizer ao mercado como elas querem ser digitais. Elas têm receio de dizer e isso desacelera a inovação delas. O que eu recomendo é que as empresas falem sobre suas dores porque o único risco é que vai aparecer alguém para resolver.

M+T: A empresa consegue se transformar digitalmente. O que vem depois?
JM:
Ela não vai parar. A transformação digital não acaba nunca. Depois que ela se transforma, a velocidade de lançamento de produtos ou de inovação só acelera. É bem provável que uma empresa madura neste sentido comece a ganhar concorrência com outras empresas, comece a crescer mais que os outros e nunca mais ela vai sair desse mundo porque ela aprendeu um jeito novo de pensar.

M+T: Como é desenvolver soluções que ainda não estão disponíveis no mercado?
JM:
Hoje eu acho que a dificuldade no Brasil reduziu porque as empresas e as pessoas estão mais abertas. O Brasil tem um problema sério de patente. É um pouco difícil de você registrar uma solução aqui, mas fora isso, existe capital, existe competência, existe muita vontade. Nesse sentido, não vejo mais nenhum tipo de barreira, acho que a gente evoluiu muito e o ecossistema está muito preparado para esses desafios.

Confira outras entrevistas exclusivas com os participantes do Amcham Talks 2019

Perguntas sobre inovação para André Oliveira, da Embratel
Victor Navarrete, da ACE Startups, fala sobre a corrida pela inovação na Amcham Talks 2019
Nara Zarino, do iFood, fala sobre espírito de startup na Amcham Talks
Tulio Kehdi, da Raccoon, fala sobre LGPD e segurança dos dados na Amcham Talks 2019
Thiago Chueiri, da PayPal, fala sobre experiência do usuário na Amcham Talks 2019
Arthur Rufino, CEO da JR Diesel, fala sobre inovação e negócios sociais na Amcham Talks 2019
Simone Kliass e Jason Bermingham falaram sobre assistentes virtuais na Amcham Talks 2019
Guilherme Leonel, da LexDesign, fala sobre como a inovação pode transformar e humanizar o direito na Amcham Talks 2019
Beia Carvalho palestra na Amcham talks 2019
Sérgio Alexandre, da PwC, fala sobre ser digital na Amcham Talks 2019
Felipe Barreiros, da Vaivoa, fala sobre como é empreender no Brasil na Amcham Talks 2019
Bruno Bragazza, da Bosch, fala sobre os aprendizados que empresas podem ter com startups na Amcham Talks 2019

Foto: Matheus Campos/Amcham Brasil



Matérias relacionadas

web summit startups Inovação

No Web Summit Rio 2024, falando a língua universal das startups

Muitas dessas empresas estão na vanguarda de pesquisa e desenvolvimento de soluções para os desafios mundiais

infraestrutura de nuvem com ia Inovação

No próximo nível, como será a implementação da infraestrutura de nuvem com IA?

Durante o Web Summit Rio 2024, no estande do beOn, hub de inovação da Claro e da Embratel, especialistas estão recebendo convidados para discussões pontuais

startups embratel Inovação

Aquisições estratégicas impulsionam a inovação, mostra Embratel

Ao buscar a aquisição de uma startup, a Claro e a Embratel preservam as culturas corporativas, ao mesmo tempo em que procuram empresas que se adequem ao seu modelo estratégico de negócio

hiperpersonalizacao cliente Inovação

Hiperpersonalização: o cliente no centro das estratégias

Operação brasileira do Burger King usa inteligência artificial e machine learning para personalizar cada vez mais as ofertas aos clientes, que assumiram, de fato, o core da estratégia da companhia