ia

40% das grandes empresas devem ter IA na América Latina até 2023

< 1 minuto de leitura

IDC prevê que boa parte das grandes empresas latino-americanas terão mudanças profundas de TI até 2025



Por Redação em 15/03/2022

Na mais recente edição do estudo IDC FutureScape: Worldwide IT Industry 2022 Predictions, publicado em fevereiro, a consultoria IDC prevê que, das 5 mil principais empresas latino-americanas, 40% delas terão mudanças profundas de TI. Essas companhias devem adotar inteligência artificial (IA) e serviços de governança ligados ao gerenciamento, melhoria e segurança de recursos e dados até 2023, por exemplo, além de avanços em outras tecnologias.

É o caso da sustentabilidade digital, para a qual os mesmos 40% dos entrevistados preveem desenvolver um time de profissionais dedicados ao trabalho de dados sustentáveis e coisas do gênero até 2025.

O mesmo percentual de empresas diz que mudará gastos com hardware e conectividade, no intuito de modernizar a experiência do cliente e dos próprios funcionários, principalmente para o trabalho em home office.

Leia também:

Em dez anos, quantidade de empresas de TI aumentou 43% no Brasil

IA, Conectividade, mão de obra qualificada e pacotes as-a-service

Essas empresas também devem redistribuir orçamentos de TI e Comunicações (TIC), em privilégio de pacotes as-a-service, principalmente para os setores de segurança, cloud, trabalho híbrido e conectividade.

Para a inteligência artificial, mesmo com o avanço esperado, conforme pontuado no início deste texto, a IDC estima que 30% das principais empresas latino-americanas não usarão todo o potencial de IA até o final de 2023. Isso porque elas devem carecer de mão de obra qualificada e enfrentar outros desafios de TI.

O estudo levantou ainda que a grande maioria (90%) das empresas latino-americanas devem reestruturar a governança de dados, adotando processos de automação a partir de 2025. Em automação também é estimado que metade das companhias avaliadas obtenham o dobro de retorno sobre investimento (ROI) com o uso de tecnologias que melhoram as atividades dos funcionários e dos clientes até 2024.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

ia vendas Estratégia

Black Friday: IA é o novo motor de vendas do varejo

Veja como a IA e a automação estão transformando as vendas, otimizando processos e personalizando a experiência do cliente

anatel Estratégia

Anatel propõe Plano Nacional de Data Centers

Além disso, agência reguladora destaca a necessidade de integradores para impulsionar o setor de telecomunicações

futuro das tics Estratégia

Regulamentação e inovações definirão o futuro das TICs no Brasil

Autoridades e líderes de operadoras comentam sobre os desafios e oportunidades da TI e Comunicações no país durante o Painel Telebrasil, em Brasília

Gustavo Loyola gov.br Estratégia

Gov.br avança em integração e segurança digital

Com níveis de segurança digital e implementação de inteligência artificial para personalizar serviços, plataforma coloca o Brasil no alto do ranking do Bird