ia

40% das grandes empresas devem ter IA na América Latina até 2023

< 1 minuto de leitura

IDC prevê que boa parte das grandes empresas latino-americanas terão mudanças profundas de TI até 2025



Por Redação em 15/03/2022

Na mais recente edição do estudo IDC FutureScape: Worldwide IT Industry 2022 Predictions, publicado em fevereiro, a consultoria IDC prevê que, das 5 mil principais empresas latino-americanas, 40% delas terão mudanças profundas de TI. Essas companhias devem adotar inteligência artificial (IA) e serviços de governança ligados ao gerenciamento, melhoria e segurança de recursos e dados até 2023, por exemplo, além de avanços em outras tecnologias.

É o caso da sustentabilidade digital, para a qual os mesmos 40% dos entrevistados preveem desenvolver um time de profissionais dedicados ao trabalho de dados sustentáveis e coisas do gênero até 2025.

O mesmo percentual de empresas diz que mudará gastos com hardware e conectividade, no intuito de modernizar a experiência do cliente e dos próprios funcionários, principalmente para o trabalho em home office.

Leia também:

Em dez anos, quantidade de empresas de TI aumentou 43% no Brasil

IA, Conectividade, mão de obra qualificada e pacotes as-a-service

Essas empresas também devem redistribuir orçamentos de TI e Comunicações (TIC), em privilégio de pacotes as-a-service, principalmente para os setores de segurança, cloud, trabalho híbrido e conectividade.

Para a inteligência artificial, mesmo com o avanço esperado, conforme pontuado no início deste texto, a IDC estima que 30% das principais empresas latino-americanas não usarão todo o potencial de IA até o final de 2023. Isso porque elas devem carecer de mão de obra qualificada e enfrentar outros desafios de TI.

O estudo levantou ainda que a grande maioria (90%) das empresas latino-americanas devem reestruturar a governança de dados, adotando processos de automação a partir de 2025. Em automação também é estimado que metade das companhias avaliadas obtenham o dobro de retorno sobre investimento (ROI) com o uso de tecnologias que melhoram as atividades dos funcionários e dos clientes até 2024.



Matérias relacionadas

IOT educação Estratégia

Avanço de IoT no Brasil esbarra em infraestrutura e educação do usuário

Internet das Coisas depende de rede de 5G para ampliar recursos, mas letramento digital também precisa melhorar

memória cache Estratégia

Memória cache: como melhorar o desempenho das aplicações no negócio

Apesar das semelhanças com a memória RAM, a cache armazena dados para agilizar uma aplicação após o seu uso

José Formoso Estratégia

CEO José Formoso conta como a Claro empresas vai transformar o mercado

Executivo explica a transição de marca e como a Claro empresas vai habilitar a jornada de transformação de negócios de todos os tamanhos e segmentos

Claro empresas Estratégia

Embratel agora é Claro empresas e inaugura uma nova era da Claro no mercado empresarial

Claro empresas será comandada por Roberta Godoi, CEO da Unidade para Pequenas e Médias Empresas, e José Formoso, CEO da Unidade de Grandes Empresas e Governo

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais