ia

40% das grandes empresas devem ter IA na América Latina até 2023

< 1 minuto de leitura

IDC prevê que boa parte das grandes empresas latino-americanas terão mudanças profundas de TI até 2025



Por Redação em 15/03/2022

Na mais recente edição do estudo IDC FutureScape: Worldwide IT Industry 2022 Predictions, publicado em fevereiro, a consultoria IDC prevê que, das 5 mil principais empresas latino-americanas, 40% delas terão mudanças profundas de TI. Essas companhias devem adotar inteligência artificial (IA) e serviços de governança ligados ao gerenciamento, melhoria e segurança de recursos e dados até 2023, por exemplo, além de avanços em outras tecnologias.

É o caso da sustentabilidade digital, para a qual os mesmos 40% dos entrevistados preveem desenvolver um time de profissionais dedicados ao trabalho de dados sustentáveis e coisas do gênero até 2025.

O mesmo percentual de empresas diz que mudará gastos com hardware e conectividade, no intuito de modernizar a experiência do cliente e dos próprios funcionários, principalmente para o trabalho em home office.

IA, Conectividade, mão de obra qualificada e pacotes as-a-service

Essas empresas também devem redistribuir orçamentos de TI e Comunicações (TIC), em privilégio de pacotes as-a-service, principalmente para os setores de segurança, cloud, trabalho híbrido e conectividade.

Para a inteligência artificial, mesmo com o avanço esperado, conforme pontuado no início deste texto, a IDC estima que 30% das principais empresas latino-americanas não usarão todo o potencial de IA até o final de 2023. Isso porque elas devem carecer de mão de obra qualificada e enfrentar outros desafios de TI.

O estudo levantou ainda que a grande maioria (90%) das empresas latino-americanas devem reestruturar a governança de dados, adotando processos de automação a partir de 2025. Em automação também é estimado que metade das companhias avaliadas obtenham o dobro de retorno sobre investimento (ROI) com o uso de tecnologias que melhoram as atividades dos funcionários e dos clientes até 2024.



Matérias relacionadas

migracao para cloud Estratégia

5 erros na migração para cloud

Planejamento e equipe capacitada estão entre os principais cuidados para as organizações que desejam fazer a migração para cloud

Ásia tecnologia Estratégia

Lições da Ásia para o futuro da tecnologia

Estudo aponta que haverá mais 900 milhões de usuários de internet na Ásia até 2025, o que demanda investimentos de mais US$ 151 bilhões em TI até esta data

varejo tecnologia Estratégia

Varejo usa tecnologia para entregar boa experiência de consumo 

Com participação do Boticário, 5º episódio da minissérie Empresas Líquidas mostra como os dados e a tecnologia empoderam o cliente no varejo

nuvem seguranca Estratégia

Nuvem e Inteligência Artificial trazem avanços na segurança da informação

Relatório da Brasscom mostra que ajustes nas práticas de segurança cibernética em ambientes de nuvem são um dos principais desafios dos gestores de TI