ia

40% das grandes empresas devem ter IA na América Latina até 2023

< 1 minuto de leitura

IDC prevê que boa parte das grandes empresas latino-americanas terão mudanças profundas de TI até 2025



Por Redação em 15/03/2022

Na mais recente edição do estudo IDC FutureScape: Worldwide IT Industry 2022 Predictions, publicado em fevereiro, a consultoria IDC prevê que, das 5 mil principais empresas latino-americanas, 40% delas terão mudanças profundas de TI. Essas companhias devem adotar inteligência artificial (IA) e serviços de governança ligados ao gerenciamento, melhoria e segurança de recursos e dados até 2023, por exemplo, além de avanços em outras tecnologias.

É o caso da sustentabilidade digital, para a qual os mesmos 40% dos entrevistados preveem desenvolver um time de profissionais dedicados ao trabalho de dados sustentáveis e coisas do gênero até 2025.

O mesmo percentual de empresas diz que mudará gastos com hardware e conectividade, no intuito de modernizar a experiência do cliente e dos próprios funcionários, principalmente para o trabalho em home office.

Leia também:

Em dez anos, quantidade de empresas de TI aumentou 43% no Brasil

IA, Conectividade, mão de obra qualificada e pacotes as-a-service

Essas empresas também devem redistribuir orçamentos de TI e Comunicações (TIC), em privilégio de pacotes as-a-service, principalmente para os setores de segurança, cloud, trabalho híbrido e conectividade.

Para a inteligência artificial, mesmo com o avanço esperado, conforme pontuado no início deste texto, a IDC estima que 30% das principais empresas latino-americanas não usarão todo o potencial de IA até o final de 2023. Isso porque elas devem carecer de mão de obra qualificada e enfrentar outros desafios de TI.

O estudo levantou ainda que a grande maioria (90%) das empresas latino-americanas devem reestruturar a governança de dados, adotando processos de automação a partir de 2025. Em automação também é estimado que metade das companhias avaliadas obtenham o dobro de retorno sobre investimento (ROI) com o uso de tecnologias que melhoram as atividades dos funcionários e dos clientes até 2024.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

Itaú Unibanco Estratégia

Itaú Unibanco completa migração total para a nuvem até 2028

A interface do banco com correntista já está na cloud, priorizando a experiência do cliente

fraudes em 2025 Estratégia

Fraudes em 2025: qual o futuro dos golpes digitais?

Perdas globais via fraudes digitais devem atingir a marca de US$ 400 bilhões ainda em 2025

DORA Estratégia

DORA entra em vigor na UE e pode afetar empresas brasileiras

Marco regulatório que visa fortalecer a resiliência operacional do setor financeiro europeu requer adequações de gestão de riscos da TIC

dificuldades implementar IA Estratégia

Empresas relatam dificuldades para implementar IA

Levantamento aponta que executivos têm clareza da importância da inteligência artificial, mas enfrentam problemas para implementá-la