Para proporcionar uma boa experiência de compra nos diversos canais de venda, físicos ou online, as empresas de varejo precisam passar por uma verdadeira transformação, que envolve não apenas as novas tecnologias, mas também uma mudança de cultura. Afinal, os novos hábitos de consumo demandam ajustes nos processos de supply chain e logística , além de integração de toda a operação.
A chegada do 5G, a partir deste ano, vai viabilizar uma série de tecnologias para isso. Além de garantir maior estabilidade nas operações, mesmo em períodos de alta demanda, como Black Friday, por meio das “network slices”, ou fatias da rede de trânsito, que garantem SLAs (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, em português), a melhoria da conectividade também contribui para o uso de ferramentas de Analyitcs e Inteligência Artificial.
Nesse cenário, o uso das soluções certas é fundamental para promover a omnicanalidade de fato. “A Embratel atua como um ‘digital service enabler’ para as empresas de varejo, que assim podem se beneficiar de todas as vantagens competitivas do 5G e da nova infraestrutura de rede e de conectividade”, disse Daniel Feche, head de varejo para soluções digitais da Embratel, ao Valor.
Ferramentas que permitem a omnicanalidade
Como habilitadora de soluções para a transformação digital do varejo, a Embratel oferece ferramentas que vão do diagnóstico de mídias sociais a e-commerce e marketplace, com integração mobile e de estoques integrados.
Dentre as ferramentas estão o Frente de Loja, que disponibiliza a infraestrutura de equipamentos necessária para a abertura e o funcionamento do varejo, qualquer que seja seu porte, o Warehouse Management System (WMS), ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, que integra e automatiza as operações de um armazém logístico, com camadas de Business Inteligence e uso de inteligência artificial, e o New Retail, que auxilia a empresa em sua cadeia de suprimentos, por meio de inteligência artificial.