ciberseguranca

Big Data Analytics e Inteligência Artificial são pilares da cibersegurança

< 1 minuto de leitura

Para a Gartner, a análise de dados e soluções automatizadas são determinantes para a proteção de dados e estratégias de segurança digital



Por Redação em 05/08/2022

De acordo com a consultoria Gartner, até 2025, cerca de 45% das organizações em todo o mundo terão sofrido algum tipo de ataque em suas cadeias de suprimento de software, um aumento três vezes maior na comparação com 2021.

Para minimizar o risco, o aprendizado contínuo é a melhor solução para a cibersegurança – afinal, as ameaças surgem rapidamente, muitas vezes acompanhando a evolução das ferramentas tecnológicas. 

Por essa razão, as ferramentas de Big Data Analytics, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial vêm fazendo a diferença para fortalecer a cibersegurança das empresas digitais, possibilitando a antecipação aos eventuais ataques. Além de anteciparem tendências e caminhos para a inovação, a análise de dados e as soluções automatizadas são capazes de identificar riscos, padrões suspeitos e, também, se transformarem em aliadas na proteção de dados. 

Cibersegurança deve ser preocupação diária

Para a Gartner, é preciso pensar a cibersegurança como parte das ações do dia a dia. Não por acaso, estudos atuais indicam que 88% das maiores companhias globais consideram a segurança digital como um risco para os negócios, e não mais apenas como um risco de tecnologia.

É importante compreender que os riscos aumentaram, mas as ferramentas de proteção também, da mesma maneira. Assim, é preciso que as organizações comecem a utilizar as soluções de segurança disponíveis e potencializem seu aprendizado nesse campo, elevando a cibersegurança ao próximo nível.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

loyalty techs Estratégia

Mercado de loyalty techs será de US$ 25,8 bi em 2028

Projeção é apontada por estudo da consultoria Research and Markets

fraudes bancarias Estratégia

Tentativas de fraudes bancárias evitadas chegam a R$ 766 milhões no Brasil

Aumento do ticket médio é o que mais assusta em levantamento da ClearSale

hiperpersonalizacao fidelidade Estratégia

A hiperpersonalização é o próximo nível no mercado de fidelidade

Para Fernanda Barchese, da Livelo, a hiperpersonalização permitirá o acompanhamento da jornada do cliente e as escolhas das melhores recompensas

instituicoes Estratégia

Inteligência artificial eleva o poder das instituições  

Para Tania Cosentino, da Microsoft, em pouco tempo não viveremos mais sem a inteligência artificial