ciberseguranca

Big Data Analytics e Inteligência Artificial são pilares da cibersegurança

< 1 minuto de leitura

Para a Gartner, a análise de dados e soluções automatizadas são determinantes para a proteção de dados e estratégias de segurança digital



Por Redação em 05/08/2022

De acordo com a consultoria Gartner, até 2025, cerca de 45% das organizações em todo o mundo terão sofrido algum tipo de ataque em suas cadeias de suprimento de software, um aumento três vezes maior na comparação com 2021.

Para minimizar o risco, o aprendizado contínuo é a melhor solução para a cibersegurança – afinal, as ameaças surgem rapidamente, muitas vezes acompanhando a evolução das ferramentas tecnológicas. 

Por essa razão, as ferramentas de Big Data Analytics, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial vêm fazendo a diferença para fortalecer a cibersegurança das empresas digitais, possibilitando a antecipação aos eventuais ataques. Além de anteciparem tendências e caminhos para a inovação, a análise de dados e as soluções automatizadas são capazes de identificar riscos, padrões suspeitos e, também, se transformarem em aliadas na proteção de dados. 

Cibersegurança deve ser preocupação diária

Para a Gartner, é preciso pensar a cibersegurança como parte das ações do dia a dia. Não por acaso, estudos atuais indicam que 88% das maiores companhias globais consideram a segurança digital como um risco para os negócios, e não mais apenas como um risco de tecnologia.

É importante compreender que os riscos aumentaram, mas as ferramentas de proteção também, da mesma maneira. Assim, é preciso que as organizações comecem a utilizar as soluções de segurança disponíveis e potencializem seu aprendizado nesse campo, elevando a cibersegurança ao próximo nível.



Matérias relacionadas

nuvem seguranca Estratégia

Nuvem e Inteligência Artificial trazem avanços na segurança da informação

Relatório da Brasscom mostra que ajustes nas práticas de segurança cibernética em ambientes de nuvem são um dos principais desafios dos gestores de TI

seguranca Estratégia

Segurança até no cafezinho

"É preciso, quando falamos de cibersegurança, encontrar a naturalidade ao tratar de temas complexos e simples"

bcg Estratégia

Adoção de tecnologia pode aumentar receita em até 25%, aponta BCG

Estudo recomenda que as empresas identifiquem as soluções que possam gerar mais valor para toda a organização

anything as a service Estratégia

Anything as a service: o caminho da transformação digital de governos

Anything as a service: aceleração digital dos ambientes governamentais exige atuação consistente das empresas de TIC