ataques hackers

Ataques hackers causaram prejuízos a empresas brasileiras em 2022

2 minutos de leitura

Levantamento aponta que 23% das companhias locais tiveram perdas financeiras causadas por ataques hackers no ano passado



Por Redação em 15/03/2023

A Proofpoint, empresa americana de segurança digital sediada na Califórnia, divulgou recentemente uma pesquisa apontando que pelo menos 25% das empresas brasileiras sofreram com ataques hackers em 2022.

De acordo com o levantamento, reportado pela CNN, aproximadamente 78% das empresas brasileiras tiveram pelo menos uma experiência de ataque com roubo de dados (phishing). No entanto, o dado que mais chama a atenção é o fato de que 23% dessas empresas tiveram perdas financeiras, ou seja, os ataques hackers afetaram financeiramente os negócios no Brasil. 

Em comunicado para a imprensa, Rogério Morais, vice-presidente da Proofpoint na América Latina e Caribe, declarou que, embora essas técnicas sejam usadas há anos, “em 2022 foram implantadas em grande escala”.

Ataques hackers e o impacto nos resultados financeiros

ataques hackers

A Proofpoint realizou esta mesma pesquisa em outros 14 países. No escopo do projeto, questionários respondidos por mais de 7.500 colaboradores e 1.050 profissionais de TI de empresas parceiras. Somente no Brasil, foram entrevistados 500 colaboradores e 50 profissionais de TI também de empresas parceiras.

Como o esperado, empresas brasileiras em outros países também sofrem com ataques digitais: “58% das empresas brasileiras sofreram uma tentativa de ransomware no ano passado, com 46% dos casos sendo bem-sucedidos para os hackers”, revelou a pesquisa.

Com esse tipo de ataque, os criminosos digitais impedem as vítimas de acessarem seus próprios dados nos sistemas afetados. Desta forma, eles as manipulam para o pagamento de supostos resgates de dados, geralmente com a utilização de criptomoedas ou demais transações não rastreáveis. A taxa de recuperação e acesso aos dados após o pagamento do resgate é de sete a cada 10 companhias. 

De acordo com a pesquisa realizada pela Proofpoint, durante os ataques digitais, 91% das organizações afetadas pagaram resgate, sendo que 29% já o fizeram mais de uma vez. Todavia, 92% das empresas atingidas por ransomware no Brasil tinham uma apólice de seguro para ataques digitais. 

Entre as empresas que sofreram ataques hackers em 2022 estão gigantes como a Americanas, que registrou a perda de cerca de R$ 1 bilhão em vendas após o ataque hacker registrado em fevereiro daquele ano. A Agência Nacional do Petróleo (ANP), bancos de investimentos como BR Partners e Banco Pan, e a empresa de saneamento Aegea também fazem parte desta lista de empresas afetadas por ataques hackers em 2022.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

computacao em nuvem Estratégia

Mercado de computação em nuvem impulsiona novas tecnologias

Apesar de estar em estágio de amadurecimento, de acordo com especialistas, o mercado de nuvem deve crescer ainda mais

edge computing Estratégia

Edge computing: aplicação permitirá novos modelos de negócios

Para 83% dos entrevistados, a edge computing é considerada essencial para aqueles que querem ter uma empresa competitiva no futuro

tendências de cibercrimes Estratégia

5 tendências de cibercrimes para 2024

Melhorar a segurança de TI e antecipar ameaças no próximo ano é a tendência para empresas e pessoas

malware no comércio eletrônico Estratégia

Malware no comércio eletrônico lidera ameaças no Brasil

Software malicioso superou o Qbot, que era prevalente no país, segundo Índice Global de Ameaças