O Brasil não é um dos grandes investidores no desenvolvimento de inteligência artificial generativa (GenAI). Apesar disso, figura como o país número um em uso de IA generativa no cotidiano. Segundo a consultoria global Oliver Wyman, 57% dos brasileiros já usaram plataformas de IA. E o que mais chama a atenção nisso é que esse índice revela que o uso de GenAI no Brasil é superior ao de países como Espanha, França, Austrália e Estados Unidos.
O estudo contou com metodologia diferenciada e, para isso, envolveu 18 mil entrevistados de oito países. Somente no Brasil foram 3 mil participantes, entre 18 e 65 anos ou mais. Outro detalhe foi a renda dessas pessoas, que variou de R$ 1.000,00 a mais de R$ 20.000,00.
Segundo a pesquisa realizada pela Oliver Wyman, a Espanha é o segundo país que mais usa IA depois do Brasil, com 46%. França (43%), Itália (42%) e Austrália e Alemanha, ambas com 37% , figuram também entre os países que mais usam IA.
Por outro lado, os Estados Unidos, considerado o berço do termo IA Generativa, apresenta a menor taxa de adesão. Segundo o estudo, apenas 33% dos entrevistados norte-americanos declararam já ter usado plataformas de IA, o que é considerado bastante contrastante.
Padrão de uso de IA generativa
O uso pessoal ainda supera o profissional. Segundo a pesquisa, o uso da GenAI é mais intenso na vida pessoal do que no trabalho, e isso se reflete em todos os países. Somente no Brasil, 20% dos entrevistados declararam usar IA exclusivamente para fins pessoais. Somente 11% afirmaram que usam IA em ambientes profissionais. Apesar de ainda surpreendente, o mesmo padrão se repete em países como a Espanha (19% versus 13%) e a França (18% versus 11%).
Ainda sobre o padrão de uso de IA generativa no Brasil, entre os nascidos de 1997 a 2010, considerados Geração Z, 75% já usaram ou usam plataformas de IA , tanto no trabalho quanto em atividades pessoais.
Para Miguel Mateus, sócio da Oliver Wyman, o comportamento demonstra a familiaridade da geração com as novas tecnologias.
Entre os Millennials, o uso da IA é de 64%. Já entre a Geração X, a utilização cai para 52%. E entre os Boomers, apenas 30% declararam já ter usado plataforma de IA, o que reflete, ainda, a resistência dos mais velhos para a adesão a esse tipo de tecnologia.