A Chevrolet conquistou a liderança brasileira na produção de automóveis conectados, com mais de 250 mil unidades. Apesar disso, o número deve dobrar até o fim de 2023. Isso porque a montadora está investindo na expansão da oferta do sistema OnStar para todo portfólio.
De acordo com a montadora, o sistema de conectividade, OnStar, estará presente em mais de 85% dos veículos da marca. Anteriormente, apenas 35% dos veículos da marca contavam com o sistema.
Para Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM da América do Sul, este pode ser considerado o maior salto em conectividade em automóveis no Brasil.
Carros conectados
O sistema da Chevrolet chegou ao Brasil em 2015 e transformou a experiência dos usuários com serviços de segurança, diagnósticos e telemetria. Com o avanço tecnológico, a nova versão do sistema OnStar permite que o usuário comande funções do automóvel à distância, por meio de um aplicativo instalado no smartphone. Além disso, o usuário consegue atualizar os sistemas eletrônicos do carro de forma remota. Outro benefício é a possibilidade de localização do veículo, em caso de roubo.
Os carros conectados produzidos pela Chevrolet contam com Wi-Fi nativo, que, em outras palavras, amplifica o sinal de internet até 12 vezes e o deixa mais estável. A capacidade de conexão é de até sete aparelhos simultâneos.
O sistema OnStar está há mais de 20 anos no mercado internacional e soma mais de 16 milhões de assinantes pelo mundo.
Lançamento
A montadora está preparando o OnStar para atuar com um serviço de telemática para empresas e administradores de frotas. Isso permitirá a coleta de informações dos veículos de forma remota.
Dados relacionados à velocidade, distância percorrida, localização, consumo de combustível e tempos de parada, entre outros, poderão ser coletados pelas empresas proprietárias das frotas. O intuito é oferecer às empresas condições para obter informações reais que otimizem custos e processos internos.
Um dos benefícios dos carros conectados é que, em caso de acidente, o veículo emite um alerta automático à central de atendimento, que verifica a situação e, se necessário, solicita auxílio. Se a vítima a bordo não atender ao chamado, órgãos públicos de emergência serão acionados. Nos casos de roubo, há a possibilidade de bloquear o motor remotamente.