carros conectados

Montadora quer dobrar a produção de carros conectados em 2023

2 minutos de leitura

O objetivo é ultrapassar 500 mil veículos ativos até o fim do ano



Por Redação em 07/08/2023

A Chevrolet conquistou a liderança brasileira na produção de automóveis conectados, com mais de 250 mil unidades. Apesar disso, o número deve dobrar até o fim de 2023. Isso porque a montadora está investindo na expansão da oferta do sistema OnStar para todo portfólio. 

De acordo com a montadora, o sistema de conectividade, OnStar, estará presente em mais de 85% dos veículos da marca. Anteriormente, apenas 35% dos veículos da marca contavam com o sistema. 

Para Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM da América do Sul, este pode ser considerado o maior salto em conectividade em automóveis no Brasil. 

Carros conectados

O sistema da Chevrolet chegou ao Brasil em 2015 e transformou a experiência dos usuários com serviços de segurança, diagnósticos e telemetria. Com o avanço tecnológico, a nova versão do sistema OnStar permite que o usuário comande funções do automóvel à distância, por meio de um aplicativo instalado no smartphone. Além disso, o usuário consegue atualizar os sistemas eletrônicos do carro de forma remota. Outro benefício é a possibilidade de localização do veículo, em caso de roubo.  

Foto: Divulgação / Chevrolet

Os carros conectados produzidos pela Chevrolet contam com Wi-Fi nativo, que, em outras palavras, amplifica o sinal de internet até 12 vezes e o deixa mais estável. A capacidade de conexão é de até sete aparelhos simultâneos.

O sistema OnStar está há mais de 20 anos no mercado internacional e soma mais de 16 milhões de assinantes pelo mundo.

Lançamento

A montadora está preparando o OnStar para atuar com um serviço de telemática para empresas e administradores de frotas. Isso permitirá a coleta de informações dos veículos de forma remota. 

Dados relacionados à velocidade, distância percorrida, localização, consumo de combustível e tempos de parada, entre outros, poderão ser coletados pelas empresas proprietárias das frotas. O intuito é oferecer às empresas condições para obter informações reais que otimizem custos e processos internos.

Um dos benefícios dos carros conectados é que, em caso de acidente, o veículo emite um alerta automático à central de atendimento, que verifica a situação e, se necessário, solicita auxílio. Se a vítima a bordo não atender ao chamado, órgãos públicos de emergência serão acionados. Nos casos de roubo, há a possibilidade de bloquear o motor remotamente. 



Matérias relacionadas

iot em servicos financeiros Conectividade

Bancos prospectam IoT em serviços financeiros

Combinação de dispositivos inteligentes e conectividade 5G abre novas possibilidades, que ainda precisam passar pelo crivo do mercado

multicloud hibrida Conectividade

Empresas melhoram resultados com uso de multicloud híbrida

Explorar os diferenciais de funcionalidades e custos dos provedores implica novas abordagens de gerenciamento e tomada de decisão

satelite da embratel Conectividade

Cindactas da Força Aérea vão usar comunicação satelital da Embratel

Comando da Aeronáutica contrata serviços na Banda C, com satélite Star One C3

baixa conectividade significativa Conectividade

Brasil tem maioria da população com baixa conectividade significativa

Levantamento do Cetic.br/NIC.br apontou que os brasileiros tem deficiências no acesso, no uso e na apropriação da rede