CIO, CDO e CTO são algumas posições fundamentais para a transformação digital nas empresas. Saiba a diferença entre esses cargos.
Principais destaques:
- Cargos C-Level exigem profissionais com perfil de liderança e expertise em negócios;
- Transformação digital impulsionou a criação desses cargos;
- Missão desses executivos é entender a tecnologia e aproveitar o melhor dela dentro das empresas;
- Confira as diferenças entre CIO, CDO e CTO e outras posições C-Level.
CIO, CDO e CTO são profissionais seniores que possuem capacidade de liderança, expertise em negócios e influência para garantir o alinhamento das estratégias e operações da empresa com os planos e políticas dela.
O artigo “The New Path To the C-Level”, do site Harvard Business Review, aponta algumas características que as empresas devem considerar na hora de procurar um executivo que irá para essas posições:
- boa comunicação;
- espírito colaborativo;
- pensamento estratégico;
- orientação comercial.
Mas há diferenças entre esses cargos? Sim!
Com a transformação digital, as empresas precisam encontrar profissionais que entendam a importância da tecnologia dentro de uma organização e que consigam gerenciar os processos tecnológicos e pessoas.
São cargos que exigem perfis diferentes e têm demandas específicas, como aponta um artigo do site Computer World.
CIO (Chief Information Officer)
É quem vai liderar a transformação do modelo de negócio de uma empresa para uma estrutura mais ágil. Uma de suas demandas é extrair o máximo de valor comercial com as tecnologias que serão utilizadas para aprimorar os processos internos.
Geralmente o CIO está inserido em empresas tradicionais e que estão nos estágios iniciais da transformação digital, em que utilizam tecnologia em alguns processos, mas ainda estão criando estratégias para implementar metodologias ágeis.
CDO (Chief Digital Officer)
O CDO é uma posição geralmente presente em empresas tradicionais, mas que já estão com o projeto de transformação digital engatinhado. Esses executivos criam estratégias baseadas em marketing digital e relacionamento para impulsionar os negócios.
Entre as demandas deste profissional estão o desenvolvimento de novos canais da empresa e também o de novas frentes tecnológicas. Como o CDO transita entre a área de negócios e a de tecnologia, é um executivo que possui voz nas decisões de negócio de uma companhia.
CTO (Chief Technology Officer)
O CTO é um cargo presente em empresas que já nasceram digitais e tem como missão manter a continuidade e excelência do principal produto da companhia, seja aprimorando as funcionalidades ou evoluindo a solução.
Esse executivo é como um “arquiteto”, com visão técnica e conhecimento em desenvolvimento e engenharia de software e que vai utilizar tecnologia e seus meios para aprimorar os produtos e serviços ofertados pelas empresas.
Outros cargos C-Level
Um cargo C-Level exige muita capacitação e visão ampla do negócio já que esses executivos irão tomar decisões que podem influenciar os negócios e times de uma empresa.
A transformação digital trouxe um ambiente corporativo dinâmico e ágil e, com isso, exige desses profissionais mais tempo e energia nas diversas áreas de uma companhia.
Isso fez surgir várias posições C-Level nas empresas: COO, CMO e CFO. Confira um resumo desses e de outros cargos de liderança que engajam a transformação digital das organizações.
- CEO (Chief Executive Officer): cargo mais alto e o “rosto” da companhia. Esse executivo tem a responsabilidade de unir todos os times e colocar em prática a estratégia de crescimento da empresa ao levantar capital, reter talentos e garantir uma cultura empresarial de confiança.
- CFO (Chief Financial Officer): responsável por gerenciar as finanças da empresa, de manter um relacionamento transparente com os investidores e criar estratégias para encontrar e avaliar novos negócios que permitam o crescimento da organização.
- COO (Chief Operating Officer): é o executivo que irá garantir que toda a operação da empresa funcione. O profissional estará em contato com funcionários e irá implementar monitoria e orientações para que as estratégias do CEO sejam colocadas em prática.
- CMO (Chief Marketing Officer): esse profissional trará uma visão estratégica de marketing que deverá estar alinhada com todos os setores da empresa. O CMO irá também supervisionar as ações da organização para atrair e fidelizar clientes.
As variações de cargos C-Level são muitas. Mas isso não significa que a empresa precise ter todas essas posições para se transformar digitalmente. Elas vão abrindo de acordo com as estratégias e demandas de inovação.
Para os profissionais que querem seguir esta carreira, é preciso ter em mente que o networking e consultoria especializada são um caminho para ficar no radar de organizações que têm, em seu core, tecnologia e inovação.