Febraban Tech 2024 Febraban Tech 2024
cloud febraban tech 2024

Cloud é prioridade para os bancos, mostra Febraban Tech 2024

2 minutos de leitura

Ambientes em nuvem serão temas de uma trilha específica durante o evento, que acontece entre 25 e 27 de junho em São Paulo



Por Redação em 17/06/2024

A transição para a nuvem é foco do mercado financeiro e um dos temas principais da Febraban Tech 2024. O evento terá uma trilha especial sobre o assunto e promete trazer as últimas tendências do ambiente cloud, inclusive com discussão sobre plataformas especializadas e estratégias de implementação. Os interessados no tema podem montar uma programação personalizada a partir da agenda do Febraban Tech, que acontece de 25 a 27 de junho, em São Paulo. 

Na abertura da feira, por exemplo, o painel Soluções em Debate: Maximizando a agilidade e eficiência na nuvem com estratégia FinOps e IA, com quatro palestrantes convidados, vai mostrar quais as estratégias de uso da nuvem e como se pode aprimorar a utilização de recursos com inteligência artificial e FinOps no mercado financeiro. 

No dia seguinte (26), será possível acompanhar o caso da TAG IMF (Plataforma de análise de dados da TAG IMF melhora o acesso ao capital), que selecionou o banco de dados grafos da Neo4j para potencializar sua plataforma e desenvolver uma infraestrutura de nuvem ágil com tecnologia AWS. 

A multicloud híbrida, por sua vez, é tema do painel Multicloud híbrida, a aceleração da inovação e a busca de talento. Nesse painel, Diuliana França, diretora de Serviços Cloud B2B na Embratel, e outros palestrantes deverão focar na criação de uma base sólida para a integração de novas tecnologias. A interação com a IA Responsável – outro tema desse ano no evento – pode ser entendida na palestra Gerenciamento remoto de tarefas de endpoints híbridos, que acontece no último dia da feira (27).

O tema da migração para a nuvem na área financeira já foi abordado na edição de 2023 da Febraban Tech. A tendência, na ocasião, foi de migrações em etapas, que compreendem também os canais digitais, como internet banking e mobile. Outro dado revelado pela pesquisa (de 2023) é o interesse das instituições bancárias em desenvolver sistemas cloud native, ou seja, aqueles já são adaptados para cloud pública.

Os cases reais de migração podem ser conferidos em outra reportagem sobre o tema, que destaca a cloud como habilitadora da bancarização. Segundo matéria publicada pelo Próximo Nível, especialistas do Banco do Brasil, Banco Inter e Embratel apontaram essa tendência na edição passada do evento. De acordo com a discussão, 80% dos players do setor financeiro já adotam estratégias multi-cloud, segundo estudo da Febraban.

Esta e outras estratégias de cloud teriam sido fundamentais para viabilizar o aumento de brasileiros bancarizados desde 2019. Em números totais, passamos de 165 milhões para 188 milhões (14%) de pessoas com contas em banco até a metade de 2023.


Gestão de dados é determinante para eliminar gargalos dos call centers

Saiba mais


Matérias relacionadas

ciberseguranca bancos Estratégia

Cibersegurança continua forte na agenda dos bancos

Segurança cibernética dos bancos e outras instituições financeiras será assunto de uma das trilhas estratégicas do Febraban Tech 2024

ia na cadeia de suprimentos Estratégia

Executivo aponta ganhos com IA na cadeia de suprimentos

Para CEO da Stefanini Brasil, tecnologia pode prever e antecipar falhas em supply chain

fintechs febraban tech 2024 Estratégia

Parceria entre fintechs e bancos fortalece setor financeiro 

Evento que acontece entre 25 e 27 de junho, em São Paulo, traz uma trilha temática sobre as oportunidades conjuntas entre esses dois tipos de empresas

ciberseguranca Estratégia

Novo arsenal de golpes desafia cibersegurança

Criminosos lançam mão de tecnologias como deepfake e LLMs para atacar em várias frentes