Febraban Tech 2024 Febraban Tech 2024
cloud febraban tech 2024

Cloud é prioridade para os bancos, mostra Febraban Tech 2024

2 minutos de leitura

Ambientes em nuvem serão temas de uma trilha específica durante o evento, que acontece entre 25 e 27 de junho em São Paulo



Por Redação em 17/06/2024

A transição para a nuvem é foco do mercado financeiro e um dos temas principais da Febraban Tech 2024. O evento terá uma trilha especial sobre o assunto e promete trazer as últimas tendências do ambiente cloud, inclusive com discussão sobre plataformas especializadas e estratégias de implementação. Os interessados no tema podem montar uma programação personalizada a partir da agenda do Febraban Tech, que acontece de 25 a 27 de junho, em São Paulo. 

Na abertura da feira, por exemplo, o painel Soluções em Debate: Maximizando a agilidade e eficiência na nuvem com estratégia FinOps e IA, com quatro palestrantes convidados, vai mostrar quais as estratégias de uso da nuvem e como se pode aprimorar a utilização de recursos com inteligência artificial e FinOps no mercado financeiro. 

No dia seguinte (26), será possível acompanhar o caso da TAG IMF (Plataforma de análise de dados da TAG IMF melhora o acesso ao capital), que selecionou o banco de dados grafos da Neo4j para potencializar sua plataforma e desenvolver uma infraestrutura de nuvem ágil com tecnologia AWS. 

A multicloud híbrida, por sua vez, é tema do painel Multicloud híbrida, a aceleração da inovação e a busca de talento. Nesse painel, Diuliana França, diretora de Serviços Cloud B2B na Embratel, e outros palestrantes deverão focar na criação de uma base sólida para a integração de novas tecnologias. A interação com a IA Responsável – outro tema desse ano no evento – pode ser entendida na palestra Gerenciamento remoto de tarefas de endpoints híbridos, que acontece no último dia da feira (27).

O tema da migração para a nuvem na área financeira já foi abordado na edição de 2023 da Febraban Tech. A tendência, na ocasião, foi de migrações em etapas, que compreendem também os canais digitais, como internet banking e mobile. Outro dado revelado pela pesquisa (de 2023) é o interesse das instituições bancárias em desenvolver sistemas cloud native, ou seja, aqueles já são adaptados para cloud pública.

Os cases reais de migração podem ser conferidos em outra reportagem sobre o tema, que destaca a cloud como habilitadora da bancarização. Segundo matéria publicada pelo Próximo Nível, especialistas do Banco do Brasil, Banco Inter e Embratel apontaram essa tendência na edição passada do evento. De acordo com a discussão, 80% dos players do setor financeiro já adotam estratégias multi-cloud, segundo estudo da Febraban.

Esta e outras estratégias de cloud teriam sido fundamentais para viabilizar o aumento de brasileiros bancarizados desde 2019. Em números totais, passamos de 165 milhões para 188 milhões (14%) de pessoas com contas em banco até a metade de 2023.


Gestão de dados é determinante para eliminar gargalos dos call centers

Saiba mais


Matérias relacionadas

fraudes bancarias Estratégia

Tentativas de fraudes bancárias evitadas chegam a R$ 766 milhões no Brasil

Aumento do ticket médio é o que mais assusta em levantamento da ClearSale

hiperpersonalizacao fidelidade Estratégia

A hiperpersonalização é o próximo nível no mercado de fidelidade

Para Fernanda Barchese, da Livelo, a hiperpersonalização permitirá o acompanhamento da jornada do cliente e as escolhas das melhores recompensas

instituicoes Estratégia

Inteligência artificial eleva o poder das instituições  

Para Tania Cosentino, da Microsoft, em pouco tempo não viveremos mais sem a inteligência artificial

Estratégia

Especialista defende ‘Cloud First’ diante da digitalização dos negócios

Segundo episódio da terceira temporada da websérie da Embratel, com Silvio Meira, debate o papel da migração das empresas para a nuvem