A inteligência artificial (IA) já transformou, e continua transformando, a forma como os negócios são geridos. É possível dizer que a sua popularização inaugurou uma nova era nos negócios, especialmente aqueles que têm o apoio da IA. Áreas como saúde, educação, medicina e até serviços corporativos foram impactadas e transformadas pela tecnologia.
No segmento de saúde, por exemplo, a inteligência artificial passou a ser usada não apenas para agendar consultas, mas também para gerir preventivamente a saúde de pacientes, marcando definitivamente o avanço da inovação no setor.
A consultoria empresarial Bain fez um estudo no setor que revelou que pelo menos 85% das empresas consideram a possibilidade de implementar IA para o futuro dos seus negócios, dentro de um prazo de até quatro anos.
Adaptação
A IA estará cada vez mais presente no nosso cotidiano e, de certa forma, precisaremos nos adaptar às transformações impostas por ela. Nesse sentido, uma adequação das organizações às novas tecnologias também será necessária para que as empresas se mantenham no mercado. E, nesse cenário, profissionais também precisarão se adaptar à nova realidade.
Uma pesquisa do Gartner indicou que, até 2025, 35% das grandes organizações terão um diretor de IA que se reportará ao CEO ou COO. Ou seja, os profissionais não perderão posições, mas, sim, terão que adaptar seus conhecimentos e especializações para um novo cenário.
O mercado com IA
Para Fábio Falcão, mestre em Engenharia Informática, com foco em Machine Learning e Computação Forense pela Universidade de Coimbra (Portugal), e CEO da Iaris Tech, o mercado já demonstra a necessidade de profissionais focados em IA, sendo que “essa é uma tendência que estará ainda mais intensificada no próximo ano”.
Segundo ele, a implementação de IA com outras empresas vem crescendo consideravelmente, o que abre novas oportunidades para o mercado e as organizações. “A gestão de processos por meio de plataformas low-code, por exemplo, transforma e otimiza os fluxos de trabalho e a gestão de equipes com a automação”. Ele apontou os processos de análise de dados como os mais beneficiados pela solução.
“A inteligência artificial irá transformar a maneira como organizações realizam as análises de dados de negócios. Novas soluções de gerenciamento de dados específicos podem surgir, principalmente voltadas para a segurança e privacidade”, completou.
Falcão acredita que, em se tratando do futuro da IA para os negócios, tudo depende da forma com a qual a tecnologia é implementada e quais ferramentas de apoio são usadas. Além disso, ele aponta as questões éticas como primordiais para todas as empresas. “Diante de tantas transformações, em ritmo acelerado, munir-se de informações e entender de que forma a IA pode impactar os negócios, é fundamental”, declarou.