condomínios inteligentes

Condomínios inteligentes ampliam soluções para facilities e organização geral

3 minutos de leitura

Segurança, uso otimizado de água, gás e energia e melhorias na gestão: as novas tecnologias tornam os condomínios mais inteligentes, proporcionando benefícios a todos os usuários



Por Redação em 28/10/2021

O uso de softwares que permitem a identificação de processos que vão desde o controle de acesso ao condomínio até o monitoramento e gestão de serviços melhoram a eficiência e reduzem despesas em condôminos. As soluções são diversas, indo desde as facilities (como fornecimento de água, energia, gás) e gás, até a gestão no descarte de resíduos e atividades relacionadas à manutenção predial, entre outras. As tecnologias também possibilitam o monitoramento das instalações em tempo real, além de otimizar pontos de limpeza e organização das rotinas operacionais. 

As soluções para condomínios inteligentes ganham força na proporção do crescimento desse tipo de moradia. Hoje, estima-se que 33% dos brasileiros vivem em condomínios, percentual que corresponde a, aproximadamente, 68 milhões de pessoas. Isso sem contar os condomínios empresariais.

Quais as principais soluções dos condomínios inteligentes?

Segurança, economia e produtividade estão entre os principais benefícios. Além disso, os condomínios considerados inteligentes têm uma preocupação com a sustentabilidade. Na maior parte das novas construções, já existe, por exemplo, um planejamento prévio para captação da água da chuva, instalação de painéis solares e maior aproveitamento da luz natural. Em alguns municípios, também é obrigatório ter instalações para recarga de veículos elétricos. 

Todas essas opções facilitam a vida dos condôminos e trazem maior sustentabilidade. Porém, demandam controles extras, que podem ser simplificados com algumas soluções tecnológicas.

Segurança

Controle de acesso por biometria, reconhecimento facial ou de íris, por exemplo, garantem maior segurança aos condôminos. Além disso, portarias virtuais, monitoramento remoto e circuitos internos de CFTV contribuem para evitar invasões e minimizar riscos. 

As soluções não são restritas a pedestres, pois englobam também a entrada e saída de veículos, bem como a permissão para a circulação dentro de determinadas áreas do condomínio.

Além disso, os condomínios oferecem, ainda, soluções para outras categorias de risco: exemplo disso são os sistemas de proteção contra incêndio, baseados em inteligência artificial, que contêm sensores, detectores de calor e fumaça e sirene para alerta, conectados a uma central. 

Gestão de facilities

As soluções de inteligência artificial propiciam maior eficiência nas diversas atividades de rotina do condomínio, tais como a gestão do consumo de água, gás e luz, identificação de falhas no fornecimento de tais serviços ou despesas inesperadas, além do gerenciamento de resíduos. 

A gestão inteligente resulta em maior eficiência e, consequentemente, em menores custos.

Manutenção mais eficiente

Este é um dos principais benefícios econômicos da tecnologia que viabiliza os condomínios inteligentes. 

Todo condomínio demanda uma série de procedimentos de manutenção. Quando eles são feitos de forma preventiva, evitam a interrupção dos serviços, minimizando incômodos e até custos extras. Neste caso, as soluções de inteligência artificial fazem toda a diferença, e podem ser automatizadas para emitirem alertas em caso de necessidade, evitando a interrupção de equipamentos ou de sistemas de fornecimento.

Recursos humanos e gestão financeira

A tecnologia também simplifica a gestão de recursos humanos, controlando os diversos documentos obrigatórios e também indicadores como jornada de trabalho, produtividade e pagamentos. Isso agiliza o controle do gestor e contribui para minimizar pontos de conflito.

No âmbito financeiro, o uso de tecnologias que viabilizem os condomínios inteligentes também garantem maior simplicidade na gestão contábil e no pagamento de despesas, uma vez que o controle dos recursos se torna mais simples e integrado aos demais processos (como contas fixas a pagar, despesas com funcionários e prestadores de serviços, necessidade de pagamento de eventuais manutenções, entre outros).

Além destas, outras soluções estão sendo cada vez mais utilizadas, como aplicativos para informações sobre entregas e fornecedores, reserva de áreas comuns (como salão de festas), entre outros serviços. A tendência é de que, cada vez mais, os serviços inteligentes proporcionem maior eficiência e melhoria na qualidade de vida dos usuários.



Matérias relacionadas

ciberseguranca Estratégia

Big Data Analytics e Inteligência Artificial são pilares da cibersegurança

Para a Gartner, a análise de dados e soluções automatizadas são determinantes para a proteção de dados e estratégias de segurança digital

ciberseguranca pmes Estratégia

Falta de cibersegurança causa efeitos notórios nas PMEs, mostram pesquisas

Mais de 27% das pequenas e médias empresas (PMEs) não colocam a cibersegurança como prioridade no orçamento

migracao para cloud Estratégia

5 erros na migração para cloud

Planejamento e equipe capacitada estão entre os principais cuidados para as organizações que desejam fazer a migração para cloud

Ásia tecnologia Estratégia

Lições da Ásia para o futuro da tecnologia

Estudo aponta que haverá mais 900 milhões de usuários de internet na Ásia até 2025, o que demanda investimentos de mais US$ 151 bilhões em TI até esta data