golpes compras online

Cresce o número de golpes nas compras online com a proximidade do Natal

< 1 minuto de leitura

31% dos brasileiros afirmam que já sofreram golpes durante o período festivo em anos anteriores



Por Redação em 04/12/2023

Com a proximidade das festas de fim de ano e o Natal, a data mais lucrativa para o comércio, uma pesquisa realizada pela Norton revelou dados alarmantes sobre as fraudes identificadas em compras online. O levantamento também mostra as perdas sofridas pelos consumidores no Brasil e revela o cenário dos hábitos e preocupações dos brasileiros ao fazer compras online.

O “Relatório de Insights de Cibersegurança 2023″ inclui, ainda, a opinião de mais de 1 mil brasileiros sobre o comportamento de compras online no fim de ano. Cerca de 95% dos consumidores entrevistados planejam fazer compras para as próximas festas de fim de ano. Destes, 99% afirmam que farão compras online, mas que é fundamental ter atenção. 

Entre os entrevistados, 31% afirmaram que já sofreram golpes em compras online durante o período festivo em anos anteriores. 

Números de golpes direcionados a compras online de fim de ano é alarmante

Um dos principais pontos da pesquisa é o número de golpes nas vendas online. Cerca de 46% dos consumidores já sofreram perdas financeiras. Ou seja, quase metade das compras realizadas foram alvo de fraude. 

De acordo com a pesquisa, o prejuízo financeiro médio sofrido pelas vítimas no Brasil foi de, pelo menos, R$1.500,00. Apesar das perdas financeiras, o que mais assusta os consumidores brasileiros é a violação de dados. Aproximadamente 84% dos entrevistados afirmam que se preocupam com o vazamento de informações pessoais.

“Se as perdas são frequentes, as consequências são graves e as preocupações são muitas. Por outro lado, o que falta é o conhecimento de como se proteger contra os ataques cada vez mais frequentes e sofisticados”, apontou Iskander Sanchez-Rola, diretor de Inovação de Privacidade da Norton. 

Segundo ele, a pesquisa ainda revela que 81% dos consumidores brasileiros afirmaram que gostariam de saber como se proteger contra os cibercriminosos.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

consumo de energia Estratégia

Nuvem híbrida: consumo de energia entra mais forte no radar 

Pesquisa do Gartner mostra que 50% das empresas vão monitorar esse aspecto até 2026

telecomunicacoes Estratégia

Telcos devem ser mais technos, aponta KPMG

Telecom do futuro envolve priorizar inovação e experiência do cliente

ia em atendimento Estratégia

IA em atendimento vai além de chatbot

Instrumentalizar os profissionais e oferecer serviços consistentes em múltiplos canais são objetivos bem mapeados e com impacto real nos resultados

loyalty techs Estratégia

Mercado de loyalty techs será de US$ 25,8 bi em 2028

Projeção é apontada por estudo da consultoria Research and Markets