Com o avanço do desenvolvimento da inteligência artificial (IA), a Embratel vislumbrou uma nova oportunidade de negócios. Por isso, 2024 está sendo considerado o ano da incorporação da IA na empresa. A criação do Centro de Excelência Operacional em IA (CeO-IA), que conta com um time de mais de 400 especialistas, é também apoiado por outras áreas. Um dos propósitos da companhia é ampliar o portfólio de soluções digitais baseadas em IA, trazendo aplicações de IA Preditiva e de IA Generativa, além da promoção da adoção e uso responsável das tecnologias.
Mário Rachid, diretor-executivo de Soluções Digitais da Embratel, disse ao Valor que uma das ideias é ampliar o alcance das empresas. “Com isso, vamos ajudá-las na implementação de projetos bem-sucedidos e alinhados a seus objetivos”, apontou.
Já Raquel Possamai, diretora-executiva da Embratel para o Mercado Financeiro, afirma que o setor financeiro empresarial é um dos mais beneficiados com o avanço da tecnologia e das soluções geradas pelo CeO-IA. Segundo ela, a IA pode ser utilizada para resolver demandas específicas, como produtos e serviços seguros, customizados e inclusivos.
“Um ponto importante é que a IA vem para colocar o cliente no centro das decisões. Nossa iniciativa deve redefinir os padrões de eficiência e inovação, garantindo geração de valor aos negócios”, apontou a diretora-executiva.
Outros setores, como varejo, indústria e agronegócio, também estão no escopo de soluções do Centro de Excelência Operacional em IA.
Soluções em IA para negócios
A Embratel apoia as empresas com serviços e produtos maduros em cloud, segurança, data & analytics, redes privativas 5G, entre outros. Nesse sentido, a empresa detém tecnologia habilitadora, especialmente de infraestrutura, que combina diferentes soluções e ferramentas e entregam o melhor desempenho. Esse conjunto de soluções oportuniza às empresas avançarem em inúmeras frentes, especialmente com apoio de IA, segundo Andrea Mannarino, diretora de Operações TI da Embratel.
“Por exemplo, oferecemos um ecossistema de soluções para o armazenamento e o compartilhamento de dados com segurança, e temos um pilar de tratamento de dados para acessos personalizados.”
Ela contou que, recentemente, a empresa desenvolveu uma série de soluções de aprendizado de máquina e IA, que automatizam processos, identificam oportunidades operacionais e antecipam riscos com base em dados. O IA Insights é uma delas. A plataforma de análise de documentos também sintetiza dados gerando novas percepções. Já o IA Client Flow oferece informações a partir da análise de interações com clientes. Outro recurso disponibilizado pelo Centro de Excelência Operacional em IA é o IA Otimiza App. Ele automatiza avaliações de comentários em lojas de aplicativos. É uma ferramenta que ajuda as empresas no monitoramento da satisfação dos usuários.
O IA Media Engage é outra ferramenta criada pelo CeO-IA, que faz o gerenciamento de vídeos e imagens com reconhecimento inteligente. Já a IA Safety utiliza câmeras e visão computacional para detectar e sinalizar a ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), contribuindo ativamente com a segurança dos trabalhadores.
Outra ferramenta criada pelo grupo é a plataforma Lakeit, voltada para Big Data. Ela reúne, processa e correlaciona dados na nuvem, independentemente da escala. Além disso, permite que clientes realizem análises automatizadas (sem códigos complexos).
Inteligência Artificial Generativa
A IA generativa é uma das principais frentes de atuação do CeO-IA da Embratel. A GenIA é que permite a criação de conteúdos, e disponibiliza probabilidades e análises de estatísticas.
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