imagem de detalhe da parede de uma casa feita a partir de uma impressão 3D 3d printing house buildings technology construction autonomous disrupt concept. Closeup to lime or concrete walls layer. (3d printing house buildings technology construction autonomous disrupt concept. Closeup to lime or concrete walls layer., ASCII,

Ex-morador de rua é a primeira pessoa a viver em uma casa feita com impressão 3D

3 minutos de leitura

Saiba como a tecnologia ajudou a construir partes de um residencial nos Estados Unidos que oferece moradia permanente a preço mais acessíveis aos moradores



Por Redação em 29/03/2021

Saiba como a tecnologia ajudou a construir partes de um residencial nos Estados Unidos que oferece moradia permanente a preço mais acessíveis aos moradores

Quando a tecnologia faz a diferença na vida das pessoas é algo que deve ser comemorado e comentado. O mais recente benefício social vem da impressão 3D, a tecnologia que deixa todo mundo impressionado com a quantidade de coisas que podem ser feitas por ela. Todo mundo mesmo: das pessoas comuns às corporações, passando pela pesquisa acadêmica.

O déficit habitacional é um problema mundial. Então, por que não utilizar a tecnologia para dar uma casa para quem mais precisa?  Nos Estados Unidos, empresas e voluntários tiveram a ideia de unir tecnologia e solidariedade para criar o Community First! Village, projeto social que oferece moradia permanente e acessível e uma comunidade de apoio para pessoas que estão prestes a deixar de ser sem-teto.

Com um investimento de US$ 18 milhões de dólares, a startup Icon, responsável pela parte “tecnológica” do projeto, conseguiu realizar a construção de um centro de boas vindas e um conjunto de 6 casas, cada uma com um layout diferente, para diferentes tipos de necessidades dos moradores.

Além de oferecer moradia permanente e a preço mais acessíveis, o Community First! Village também se preocupa em proporcionar um senso de comunidade, para que as pessoas, que antes estavam à margem da sociedade, se sintam integradas. O CEO da Icon, Jason Ballard, afirma que a missão do projeto é ‘’fazer casas dignas e acessíveis para todos, em qualquer lugar.’’

A casa 3D que alia robótica, automação e um concreto especial

As casas construídas a partir da impressão 3D só saíram do mundo das ideias porque aliou robótica, manuseio automatizado de materiais, softwares avançados e um tipo de concreto customizado (semelhante à imagem que ilustra esse post) que, segundo a startup, permite uma impressão rápida de casas com uma estrutura sólida e a um custo mais baixo.

Os materiais usados na construção são considerados mais resistentes a desastres naturais, como furacões, algo que acontece com alguma frequência naquele estado norte-americano.

O vídeo abaixo traz alguns projetos de casas impressas em 3D, incluindo o realizado no Texas e que estamos falando nesse post (a partir dos 7:55).