ia na cadeia de suprimentos

Executivo aponta ganhos com IA na cadeia de suprimentos

2 minutos de leitura

Para CEO da Stefanini Brasil, tecnologia pode prever e antecipar falhas em supply chain



Por Redação em 11/06/2024

A Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada em vários setores e com vários objetivos, segundo afirmou o CEO da Stefanini Brasil em artigo para a Forbes. Marcelo Ciasca destaca, entre as opções, o uso na otimização da cadeia de suprimentos. Para o executivo, a IA pode prever e antecipar falhas em todo o processo. O campo de utilização inclui desde grandes fabricantes até mesmo a área médica. 

Na avaliação dele, a IA, adicionalmente, pode indicar alternativas para manter a produção sem interrupções nos processos mais complexos. Isso impacta operações sensíveis como a manutenção preditiva, na qual a exatidão é ainda mais efetiva. Traduzindo: os algoritmos da IA podem avaliar quando determinadas máquinas deverão passar por manutenção, diminuindo paradas inesperadas. O ganho é duplo: não há paralisação da produção e a operação ganha com aumento da vida útil dos equipamentos. 

Em outra área diversa, os ganhos também podem ser grandes. Além de funcionar como um copiloto para o diagnóstico feito pelos médicos – inclusive na análise de imagens de exames – a IA pode otimizar o fluxo da informação colhida, ao alimentar base de dados de empresas desenvolvedoras de novos fármacos, a partir de dados anonimizados de pacientes. A proteção, seguindo as normas da LGPD, é fundamental nesse processo. 

Os ganhos apontados têm como base as características da IA, que é capaz de analisar os dados do comportamento dos consumidores e desenvolver ofertas personalizadas. Essa funcionalidade pode ser transportada para outras frentes, pois os algoritmos também podem prever tendências de mercado e demanda de produtos, gerenciando o estoque e reduzindo custos com maior precisão. No fim do dia, o processo acaba otimizando também a cadeia de suprimentos

Para quem está interessado em aprofundar o tema, o site especializado Supply Chain Digital listou dez empresas do ramo que fazem uso da IA para atender grandes clientes com cadeia de suprimentos complexas. O rol de aplicações inclui do planejamento logístico à previsão de estoque, passando por soluções de gerenciamento de demanda.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

consumo de energia Estratégia

Nuvem híbrida: consumo de energia entra mais forte no radar 

Pesquisa do Gartner mostra que 50% das empresas vão monitorar esse aspecto até 2026

telecomunicacoes Estratégia

Telcos devem ser mais technos, aponta KPMG

Telecom do futuro envolve priorizar inovação e experiência do cliente

ia em atendimento Estratégia

IA em atendimento vai além de chatbot

Instrumentalizar os profissionais e oferecer serviços consistentes em múltiplos canais são objetivos bem mapeados e com impacto real nos resultados

loyalty techs Estratégia

Mercado de loyalty techs será de US$ 25,8 bi em 2028

Projeção é apontada por estudo da consultoria Research and Markets