fraudes bancarias

Tentativas de fraudes bancárias evitadas chegam a R$ 766 milhões no Brasil

2 minutos de leitura

Aumento do ticket médio é o que mais assusta em levantamento da ClearSale



Por Redação em 04/07/2024

O número de tentativas de fraudes bancárias caiu 23,3% no primeiro trimestre do ano. Foram cerca de 800 mil iniciativas, representando R$ 766,3 milhões poupados em três meses, no Brasil. A queda em relação ao primeiro trimestre de 2023, no entanto, não pode ser comemorada. A razão? O ticket médio aumentou, como destaca a ClearSale, empresa de inteligência de dados e combate a fraudes.

O aumento do ticket médio foi de 0,3% em um ano, chegando a R$ 948,64. Segundo comunicado da empresa à imprensa, o valor indica que os golpistas estão de olho em produtos de maior valor agregado, possivelmente porque são mais fáceis de vender no mercado ilegal. Por isso, a recomendação é de que as empresas fiquem alertas e adotem medidas de segurança mais robustas.

Como resultado do aumento do ticket médio, as categorias de produtos com maior percentual de tentativas de fraude foram: games (10,7%), com ticket médio de R$ 806; eletrônicos, considerando TV e monitor (4,8%), com R$ 2.597; e geladeira e freezer (4,1%), com R$ 3.550. Outros artigos, como celulares (3,7%), representando R$ 2.756, e produtos de beleza (2,2%), apresentando R$ 412, apareceram na sequência.

No trimestre, as quartas-feiras registraram o maior número de pedidos e tentativas de fraude, sendo que o maior percentual dessas tentativas ocorreu entre meia-noite e 5h.

A maior concentração de tentativas de fraude ocorreu em janeiro, com 284,6 mil ocorrências, e um ticket médio de R$ 954,82. Fevereiro foi um mês mais tranquilo, com 252,9 mil tentativas e o menor ticket médio registrado, de R$ 932,01. Março teve o maior ticket médio, com R$ 957,70, e 270,2 mil tentativas registradas.

A Região Nordeste concentrou o maior índice de golpes (1,4%) e um ticket médio de tentativas de fraude de R$ 1.021,82. Em seguida, as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte empataram (1,3%), apresentando tickets médios de R$ 1.023,52, R$ 934,60 e R$ 924,89, respectivamente. A região Sul registrou a menor taxa (0,8%) e um ticket médio de R$ 984,91.

O estudo analisou 63,7 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro e 31 de março, considerando apenas pagamentos via cartão de crédito no e-commerce. A ClearSale explica que tentativas de fraude são todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

hiperpersonalizacao fidelidade Estratégia

A hiperpersonalização é o próximo nível no mercado de fidelidade

Para Fernanda Barchese, da Livelo, a hiperpersonalização permitirá o acompanhamento da jornada do cliente e as escolhas das melhores recompensas

instituicoes Estratégia

Inteligência artificial eleva o poder das instituições  

Para Tania Cosentino, da Microsoft, em pouco tempo não viveremos mais sem a inteligência artificial

Estratégia

Especialista defende ‘Cloud First’ diante da digitalização dos negócios

Segundo episódio da terceira temporada da websérie da Embratel, com Silvio Meira, debate o papel da migração das empresas para a nuvem

omnichannel Estratégia

Omnichannel: qual o próximo passo?

Para Amanda Andreone, a oferta ao cliente baseada em insights e dados é o grande caminho