ia bem-estar saude

IA identifica interesses relacionados ao bem-estar humano

2 minutos de leitura

Dados apurados por IA orientam empresas na criação de ofertas personalizadas



Por Redação em 22/08/2024

O mercado de suplementos vitamínicos no Brasil tem mostrado um crescimento acelerado, com uma expansão de 10% entre 2015 e 2021, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad). Esse avanço tem sido impulsionado pelo crescente interesse em adotar um estilo de vida mais saudável, preventivo e ativo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 19% da população brasileira, abrangendo adolescentes, adultos e idosos, faz uso de pelo menos um tipo de suplemento alimentar, sendo que o consumo aumenta conforme a idade, com maior incidência entre mulheres.

Esse comportamento, que mostra um crescente interesse por produtos relacionados à saúde e bem-estar, também já foi identificado por inteligência artificial (IA). O tema vem sendo usado, inclusive, em plataformas de vídeos, que atingem um nicho de público que consome informações e produtos de saúde e bem-estar. 

A Winnin é um exemplo deste tipo de solução. Trata-se de uma plataforma de IA que opera com base nos dados de consumo de vídeo. Esses registros, depois de apurados, são convertidos e transformados em insights que direcionam as ações das empresas e do segmento para a conversão em vendas (por meio das estratégias estabelecidas com a análise das informações). 

Comportamentos identificados por IA direcionam empresas

A utilização de dados e IA para compreender o comportamento de consumidores é um caminho sem volta. A solução Share de Atenção em Vídeos, por exemplo, resume em dados a visibilidade de conteúdos de uma marca. Além disso, apresenta informações sobre o engajamento médio em redes sociais como o Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e Twitch. 

De acordo com o Portal Empreendedor, nos últimos 12 meses a IA identificou o comportamento dos consumidores online no Brasil, confirmando que cerca de 43 milhões de pessoas buscaram ou consumiram informações sobre nutrição, enquanto outras 40 milhões procuraram por temas como depressão e ansiedade.

Sobre a faixa etária, a plataforma também identificou que a Geração Z tem maior interesse em exercícios físicos e bem-estar, cerca de 81 milhões de pessoas. Medicina e saúde, que engloba as categorias de saúde mental e neural, são 16 milhões de pessoas.

Já entre os Millennials, a percepção é um pouco diferente. Temas como academia acumulam um alcance de 28 milhões, bodybuilding de 24 milhões e suplementos alimentares, 14 milhões. Estes, inclusive, são os conteúdos com maior engajamento. 

Na geração X, 15 milhões de pessoas têm interesses em assuntos como academia e 8 milhões em saúde mental. 

Personalização

ia bem estar saude

Para Pedro Drable, Head de Estratégia Criativa da Winnin, a IA identifica comportamentos em diferentes públicos e faixas etárias, o que pode ajudar ainda mais o mercado a se desenvolver com a oferta de produtos personalizados. “A expansão do mercado de suplementação e a grande relevância para as três faixas etárias analisadas revelam que o público tem um mesmo interesse em qualidade de vida, saúde e bem–estar. Entender melhor o comportamento dos consumidores e entregar soluções que realmente reconheçam as necessidades específicas de cada grupo de usuários colabora para o acesso à informação de qualidade sobre o tema e impacta na relação das marcas com seus seguidores”, apontou o especialista. 

Segundo ele, as empresas devem apresentar cada vez mais soluções adequadas para os clientes. “Os resultados de campanhas com vídeo, direcionados da maneira correta, serão muito mais efetivos se tiverem a produção e o acompanhamento correto”, justificou.



Matérias relacionadas

embratel aplicacoes Inovação

Embratel cria aplicações para emissoras combinando serviços de IA da AWS

Visão computacional, indexação de trechos de vídeos, transcrição, tradução e redação automática são componentes de ferramentas para classificação e buscas de conteúdo em vídeos e legendagem de transmissões ao vivo

red hat Inovação

IA ainda está em fase de experimentação, diz especialista

Brasil tem grande potencial de adoção da inteligência artificial na avaliação do executivo da Red Hat, David Farrell

saude Inovação

Dados na saúde salvam vidas de forma silenciosa

Uso e aplicação de tecnologias avançadas está cada vez mais comum na área da saúde e os resultados são surpreendentes

satelite com ia Inovação

Satélite com IA vai monitorar a Terra

Equipamento é o segundo desse tipo a ser lançado e conta com seis aplicativos de inteligência artificial