O mercado de suplementos vitamínicos no Brasil tem mostrado um crescimento acelerado, com uma expansão de 10% entre 2015 e 2021, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad). Esse avanço tem sido impulsionado pelo crescente interesse em adotar um estilo de vida mais saudável, preventivo e ativo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 19% da população brasileira, abrangendo adolescentes, adultos e idosos, faz uso de pelo menos um tipo de suplemento alimentar, sendo que o consumo aumenta conforme a idade, com maior incidência entre mulheres.
Esse comportamento, que mostra um crescente interesse por produtos relacionados à saúde e bem-estar, também já foi identificado por inteligência artificial (IA). O tema vem sendo usado, inclusive, em plataformas de vídeos, que atingem um nicho de público que consome informações e produtos de saúde e bem-estar.
A Winnin é um exemplo deste tipo de solução. Trata-se de uma plataforma de IA que opera com base nos dados de consumo de vídeo. Esses registros, depois de apurados, são convertidos e transformados em insights que direcionam as ações das empresas e do segmento para a conversão em vendas (por meio das estratégias estabelecidas com a análise das informações).
Comportamentos identificados por IA direcionam empresas
A utilização de dados e IA para compreender o comportamento de consumidores é um caminho sem volta. A solução Share de Atenção em Vídeos, por exemplo, resume em dados a visibilidade de conteúdos de uma marca. Além disso, apresenta informações sobre o engajamento médio em redes sociais como o Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e Twitch.
De acordo com o Portal Empreendedor, nos últimos 12 meses a IA identificou o comportamento dos consumidores online no Brasil, confirmando que cerca de 43 milhões de pessoas buscaram ou consumiram informações sobre nutrição, enquanto outras 40 milhões procuraram por temas como depressão e ansiedade.
Sobre a faixa etária, a plataforma também identificou que a Geração Z tem maior interesse em exercícios físicos e bem-estar, cerca de 81 milhões de pessoas. Medicina e saúde, que engloba as categorias de saúde mental e neural, são 16 milhões de pessoas.
Já entre os Millennials, a percepção é um pouco diferente. Temas como academia acumulam um alcance de 28 milhões, bodybuilding de 24 milhões e suplementos alimentares, 14 milhões. Estes, inclusive, são os conteúdos com maior engajamento.
Na geração X, 15 milhões de pessoas têm interesses em assuntos como academia e 8 milhões em saúde mental.
Personalização
Para Pedro Drable, Head de Estratégia Criativa da Winnin, a IA identifica comportamentos em diferentes públicos e faixas etárias, o que pode ajudar ainda mais o mercado a se desenvolver com a oferta de produtos personalizados. “A expansão do mercado de suplementação e a grande relevância para as três faixas etárias analisadas revelam que o público tem um mesmo interesse em qualidade de vida, saúde e bem–estar. Entender melhor o comportamento dos consumidores e entregar soluções que realmente reconheçam as necessidades específicas de cada grupo de usuários colabora para o acesso à informação de qualidade sobre o tema e impacta na relação das marcas com seus seguidores”, apontou o especialista.
Segundo ele, as empresas devem apresentar cada vez mais soluções adequadas para os clientes. “Os resultados de campanhas com vídeo, direcionados da maneira correta, serão muito mais efetivos se tiverem a produção e o acompanhamento correto”, justificou.