ia mercado de trabalho

IA vai gerar 69 milhões de vagas no mercado de trabalho até 2027

2 minutos de leitura

Pesquisa aponta potencial procura por profissionais de machine learning e inteligência artificial



Por Redação em 25/09/2023

O futuro do trabalho deve ser cada vez mais focado em tecnologia, e duas delas aparecem no radar: machine learning, também conhecido como aprendizado a máquina, e inteligência artificial. Juntas, elas devem movimentar criar 69 milhões de novas vagas até 2027, segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF). A instituição aponta que a demanda da inteligência artificial transformará o mercado de trabalho, trazendo novas exigências aos profissionais de tecnologia da informação.

Os profissionais especializados em machine learning são versáteis e podem atuar em empresas que vão desde as gigantes da tecnologia como Google, Microsoft, Amazon, Facebook, passando também pelo setor financeiro, comércio eletrônico, medicina, indústria da saúde, entre tantos outros. São pessoas que devem combinar habilidades técnicas e competências que tragam versatilidade na aplicação da IA às operações.

Versatilidade e inovação

A avaliação é da Nearsure, empresa de outsourcing dedicada a relacionar talentos de TI da América Latina com empresas norte-americanas que buscam perfis para desenvolver projetos tecnológicos. Giuliana Corbo, CEO da companhia, destaca que os talentos na área de inteligência artificial são cobiçados pela sua contribuição para a inovação e o progresso tecnológico, principalmente colaborando em projetos interdisciplinares com especialistas de outros setores.

ia mercado de trabalho

Além das habilidades mencionadas, a executiva cita outros requisitos para as vagas, incluindo o conhecimento técnico; habilidades de análise de dados; conhecimento em inteligência artificial; capacidade de resolver problemas; conhecimento em domínios específicos; habilidades de comunicação; experiência em projetos reais; adaptabilidade e aprendizado contínuo, entre outras principais.

“É uma área que ainda deve se expandir, devido ao seu imenso potencial. Os candidatos que estão começando os estudos agora ainda podem se preparar para as demandas que surgirão nos próximos cinco anos. É importante não perder o foco na qualificação e exigências do mercado”, explica Giuliana, em nota publicada pela Inforchannel.

A pesquisa do WEF, intitulada “Futuro do Trabalho 2023“, mostra ainda que 23% dos empregos devem mudar entre este ano e 2027, impulsionados principalmente pelas soluções desenvolvidas com o uso da inteligência artificial (IA).


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

hiperpersonalizacao fidelidade Estratégia

A hiperpersonalização é o próximo nível no mercado de fidelidade

Para Fernanda Barchese, da Livelo, a hiperpersonalização permitirá o acompanhamento da jornada do cliente e as escolhas das melhores recompensas

instituicoes Estratégia

Inteligência artificial eleva o poder das instituições  

Para Tania Cosentino, da Microsoft, em pouco tempo não viveremos mais sem a inteligência artificial

Estratégia

Especialista defende ‘Cloud First’ diante da digitalização dos negócios

Segundo episódio da terceira temporada da websérie da Embratel, com Silvio Meira, debate o papel da migração das empresas para a nuvem

omnichannel Estratégia

Omnichannel: qual o próximo passo?

Para Amanda Andreone, a oferta ao cliente baseada em insights e dados é o grande caminho