tendencias tecnologicas ieee

IEEE aponta as áreas tecnológicas mais importantes em 2023

< 1 minuto de leitura

Estudo do IEEE revela que computação em nuvem, 5G, metaverso, veículos elétricos e Internet das Coisas lideram a lista das tendências para 2023.



Por Redação em 09/01/2023

O famoso Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) divulgou a lista das tendências tecnológicas que devem impactar o ano de 2023. Intitulada O impacto da tecnologia em 2023 e além: um estudo global do IEEE, a pesquisa ouviu líderes globais de tecnologia dos EUA, Reino Unido, China, Índia e Brasil. O estudo, que incluiu 350 diretores de tecnologia, diretores de informação e diretores de TI, abrange as tecnologias mais importantes em 2023 e as tendências tecnológicas futuras.

Segundo os entrevistados, cinco áreas vão liderar as mudanças: computação em nuvem (apontada por 40% deles), 5G (38%), metaverso (37%), veículos elétricos (35%) e a Internet Industrial das Coisas (33%). A pesquisa também aponta os setores industriais mais afetados pelas tecnologias listadas. São eles, pela ordem de menção: telecomunicações (indicado por 40% dos entrevistados), automotivo e transporte (39%), energia (33%) e serviços bancários (33%).

Em relação ao metaverso, que aparece com destaque para 2023, os especialistas avaliam que as principais inovações nessa área devem envolver o 5G e conectividade onipresente, a oferta de headsets de realidade virtual (VR) e de óculos de realidade aumentada (AR). Além disso, mais de três quartos (76%) dos tecnólogos globais dizem que de 26% a 75% das interações com colegas, clientes e gerenciamento em sua empresa serão realizadas virtualmente em 2023.

As tecnologias que promovem a sustentabilidade também estão crescendo em importância. A grande maioria (94%) dos entrevistados concorda que priorizou as metas de sustentabilidade para 2023 e todas as tecnologias implementadas por suas empresas devem ser eficientes em termos de energia, ajudando a reduzir sua pegada de carbono.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

carlos eduardo gabriel Estratégia

Citi avança no uso de inteligência artificial

Com Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CoE), o banco conduz estratégia para aprimorar práticas e adoção da tecnologia, explica especialista de dados da instituição

relatorios esg Estratégia

Relatórios ESG obrigatórios ganham protagonismo

Empresas de capital aberto vão precisar se adaptar à regulação, que começa em 2026

regulamentação ia Estratégia

UE aprova regulamentação do uso da IA

A União Europeia é pioneira com o projeto de lei original, apresentado pela primeira vez em abril de 2021

ciberataques na nuvem Estratégia

Ciberataques na nuvem se tornam mais frequentes e perigosos

Relatório da CrowdStrike revela que esse tipo de ataque cresceu em 75% dos casos em 2023