tendencias tecnologicas ieee

IEEE aponta as áreas tecnológicas mais importantes em 2023

< 1 minuto de leitura

Estudo do IEEE revela que computação em nuvem, 5G, metaverso, veículos elétricos e Internet das Coisas lideram a lista das tendências para 2023.



Por Redação em 09/01/2023

O famoso Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) divulgou a lista das tendências tecnológicas que devem impactar o ano de 2023. Intitulada O impacto da tecnologia em 2023 e além: um estudo global do IEEE, a pesquisa ouviu líderes globais de tecnologia dos EUA, Reino Unido, China, Índia e Brasil. O estudo, que incluiu 350 diretores de tecnologia, diretores de informação e diretores de TI, abrange as tecnologias mais importantes em 2023 e as tendências tecnológicas futuras.

Segundo os entrevistados, cinco áreas vão liderar as mudanças: computação em nuvem (apontada por 40% deles), 5G (38%), metaverso (37%), veículos elétricos (35%) e a Internet Industrial das Coisas (33%). A pesquisa também aponta os setores industriais mais afetados pelas tecnologias listadas. São eles, pela ordem de menção: telecomunicações (indicado por 40% dos entrevistados), automotivo e transporte (39%), energia (33%) e serviços bancários (33%).

Em relação ao metaverso, que aparece com destaque para 2023, os especialistas avaliam que as principais inovações nessa área devem envolver o 5G e conectividade onipresente, a oferta de headsets de realidade virtual (VR) e de óculos de realidade aumentada (AR). Além disso, mais de três quartos (76%) dos tecnólogos globais dizem que de 26% a 75% das interações com colegas, clientes e gerenciamento em sua empresa serão realizadas virtualmente em 2023.

As tecnologias que promovem a sustentabilidade também estão crescendo em importância. A grande maioria (94%) dos entrevistados concorda que priorizou as metas de sustentabilidade para 2023 e todas as tecnologias implementadas por suas empresas devem ser eficientes em termos de energia, ajudando a reduzir sua pegada de carbono.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

gen ai preocupa Estratégia

Ascensão de GenAI preocupa líderes de compliance e privacidade

Segundo o Gartner, 70% dos líderes jurídicos, de compliance e de privacidade demonstram preocupação com a rápida ascensão de GenAI

tendencias para 2024 Estratégia

Transformação digital: confira 6 tendências para 2024

Os gastos globais com tecnologia ultrapassaram os US$ 4,5 trilhões em 2023, segundo o Gartner

ransomware Estratégia

Aumenta o número de vítimas de ransomware

Mais de 70% das organizações globais já foram assediadas por ransomware e tiveram consequências financeiras

politica nacional de ciberseguranca Estratégia

Política Nacional de Cibersegurança entra em vigor no Brasil

Entre os objetivos detalhados do decreto está prevista a regulação, fiscalização e controle para aprimorar a segurança e a resiliência cibernética nacional