O uso da inteligência artificial (IA) segue crescendo em todos os setores – e a tendência é de que cresça cada vez mais nos próximos anos. Apesar deste panorama, alguns especialistas continuam discutindo previsões e já apostam suas fichas em alguns possíveis cenários. Esse, inclusive, é o caso de Andréa Migliori, CEO da Workhub.
Segundo ela, existem basicamente 5 grandes tendências de IA que devem ser acompanhadas em 2024. Os pilares são: comunicação aprimorada, melhoria de produtos e serviços, foco em segurança, treinamento de colaboradores e automação de processos.
1. Comunicação aprimorada é uma das 5 tendências de IA para 2024
Para Migliori, a comunicação é uma das áreas mais impactadas pela IA. “Agora é hora dessa relação se firmar”, declarou. Segundo ela, a forma de se comunicar será transformada, tanto entre marcas e clientes, quanto entre pessoas em seus cotidianos.
“Uma coisa que planejamos fazer, já no começo de 2024, na Workhub, é disponibilizar um serviço de atendimento por IA para o RH de clientes. Muitas questões podem ser resolvidas de maneira automatizada, dando tempo para profissionais se concentrarem em outras tarefas. Imagine empresas com milhares de pessoas colaboradoras, como a IA agilizaria a comunicação desse setor?”, sugeriu a especialista.
Com a evolução dos chatbots, as demais ferramentas de interação entre IA e pessoas serão aprimoradas constantemente. A ideia é de que se tenha mais clareza nas mensagens e otimização no atendimento, permitindo que as atendentes físicas dediquem seu tempo às demandas mais complexas.
Na área da saúde, por exemplo, a perspectiva é de que a evolução de atendimentos, que antigamente eram mais demorados, aconteçam de forma mais fluida, com a coleta automática de dados, pedidos médicos e outros encaminhamentos.
2. Melhoria de produtos e serviços
Para Andréa, é grande a possibilidade de produtos e serviços já existentes encontrarem brechas para aplicar a tecnologia e se tornarem mais eficientes, ágeis e com redução considerável de custos.
“Atualmente, os algoritmos causam bolhas na internet. Isso já começou a ser alterado, aos poucos, especialmente a partir do sucesso do TikTok, que se baseia na recomendação de novos conteúdos, ao invés de ficar só naquelas mesmas 30, 40 contas que você segue e interage. Mas, ainda é preciso aprimorar mais e acredito que a IA vai auxiliar nisso”.
3. Foco em segurança
A inteligência artificial no Brasil ainda requer regulamentação. Contudo, como as mudanças na área de tecnologia acontecem de forma rápida, além do estabelecimento de regras, as empresas e pessoas também precisam se manter atualizadas sobre o assunto.
“Já temos uma atenção maior para perigos como vazamento ou cruzamento de dados, o que é ótimo, mas a IA traz mais peças para a mesa. O que fazer com o risco de as pessoas se sentirem enganadas ao não saberem se determinada interação ou conteúdo é feito com IA? Ou, de que forma agir quando a IA acaba passando uma informação equivocada e alguém segue uma orientação que não deveria? Tudo isso precisa ser debatido, e acho que 2024 vai abrir mais o leque dessas discussões”, justificou.
4. Treinamento humano também é uma das 5 tendências de IA para 2024
Para Andréa, grande parte da população ainda não tem conhecimento aprofundado sobre inteligência artificial, mas conhece o ChatGPT.
Segundo a especialista, a tendência é de que cada vez mais pessoas aprenderão a lidar com IAs. Esse é um movimento que pode partir de empresas para suas equipes e clientes, ou até mesmo dos governos. Entender os impactos da tecnologia será essencial.
“Muita gente está assustada e muita gente nem sabe o que está acontecendo. É como pensar na primeira Revolução Industrial, ou quando os computadores surgiram e ninguém entendia como funcionavam. No fim, todos nós nos adaptamos, novos empregos foram criados e a sociedade continuou. É o que a inteligência artificial está fazendo, também, e precisamos estudar e aprender”, apontou.
5. Automação de processos
A automação de processos é um ponto crucial quando se trata de inteligência artificial. É a automação que vai melhorar a comunicação, os produtos e serviços, a compreensão das pessoas e, certamente, fará parte também dos dispositivos de segurança.
O fato é que cada vez que uma atividade operacional é automatizada, as empresas ganham em eficiência e economia. Dessa forma, as pessoas devem ocupar cada vez mais papéis estratégicos e de tomada de decisões, inclusive ao operar as IAs.
“Tudo o que pode ser automatizado, será. Isso será bom para o ecossistema de qualquer negócio. No fim, a automação e a IA, de forma geral, irão seguir com o seu propósito: melhorar processos, reduzir custos e aprimorar experiências”, finalizou a executiva.