5 tendências de IA

Inteligência artificial: confira as 5 tendências de IA para 2024

3 minutos de leitura

Entre os pilares estão: comunicação aprimorada, melhoria de produtos e serviços, foco em segurança, treinamento humano e automação de processos



Por Redação em 16/01/2024

O uso da inteligência artificial (IA) segue crescendo em todos os setores – e a tendência é de que cresça cada vez mais nos próximos anos. Apesar deste panorama, alguns especialistas continuam discutindo previsões e já apostam suas fichas em alguns possíveis cenários. Esse, inclusive, é o caso de Andréa Migliori, CEO da Workhub.

Segundo ela, existem basicamente 5 grandes tendências de IA que devem ser acompanhadas em 2024. Os pilares são: comunicação aprimorada, melhoria de produtos e serviços, foco em segurança, treinamento de colaboradores e automação de processos.

1. Comunicação aprimorada é uma das 5 tendências de IA para 2024

Para Migliori, a comunicação é uma das áreas mais impactadas pela IA. “Agora é hora dessa relação se firmar”, declarou. Segundo ela, a forma de se comunicar será transformada, tanto entre marcas e clientes, quanto entre pessoas em seus cotidianos.

“Uma coisa que planejamos fazer, já no começo de 2024, na Workhub, é disponibilizar um serviço de atendimento por IA para o RH de clientes. Muitas questões podem ser resolvidas de maneira automatizada, dando tempo para profissionais se concentrarem em outras tarefas. Imagine empresas com milhares de pessoas colaboradoras, como a IA agilizaria a comunicação desse setor?”, sugeriu a especialista.

Com a evolução dos chatbots, as demais ferramentas de interação entre IA e pessoas serão aprimoradas constantemente. A ideia é de que se tenha mais clareza nas mensagens e otimização no atendimento, permitindo que as atendentes físicas dediquem seu tempo às demandas mais complexas. 

Na área da saúde, por exemplo, a perspectiva é de que a evolução de atendimentos, que antigamente eram mais demorados, aconteçam de forma mais fluida, com a coleta automática de dados, pedidos médicos e outros encaminhamentos.

2. Melhoria de produtos e serviços

Para Andréa, é grande a possibilidade de produtos e serviços já existentes encontrarem brechas para aplicar a tecnologia e se tornarem mais eficientes, ágeis e com redução considerável de custos. 

“Atualmente, os algoritmos causam bolhas na internet. Isso já começou a ser alterado, aos poucos, especialmente a partir do sucesso do TikTok, que se baseia na recomendação de novos conteúdos, ao invés de ficar só naquelas mesmas 30, 40 contas que você segue e interage. Mas, ainda é preciso aprimorar mais e acredito que a IA vai auxiliar nisso”.

3. Foco em segurança

A inteligência artificial no Brasil ainda requer regulamentação. Contudo, como as mudanças na área de tecnologia acontecem de forma rápida, além do estabelecimento de regras, as empresas e pessoas também precisam se manter atualizadas sobre o assunto.

“Já temos uma atenção maior para perigos como vazamento ou cruzamento de dados, o que é ótimo, mas a IA traz mais peças para a mesa. O que fazer com o risco de as pessoas se sentirem enganadas ao não saberem se determinada interação ou conteúdo é feito com IA? Ou, de que forma agir quando a IA acaba passando uma informação equivocada e alguém segue uma orientação que não deveria? Tudo isso precisa ser debatido, e acho que 2024 vai abrir mais o leque dessas discussões”, justificou.

4. Treinamento humano também é uma das 5 tendências de IA para 2024

Para Andréa, grande parte da população ainda não tem conhecimento aprofundado sobre inteligência artificial, mas conhece o ChatGPT.

Segundo a especialista, a tendência é de que cada vez mais pessoas aprenderão a lidar com IAs. Esse é um movimento que pode partir de empresas para suas equipes e clientes, ou até mesmo dos governos. Entender os impactos da tecnologia será essencial. 

“Muita gente está assustada e muita gente nem sabe o que está acontecendo. É como pensar na primeira Revolução Industrial, ou quando os computadores surgiram e ninguém entendia como funcionavam. No fim, todos nós nos adaptamos, novos empregos foram criados e a sociedade continuou. É o que a inteligência artificial está fazendo, também, e precisamos estudar e aprender”, apontou.

5. Automação de processos

A automação de processos é um ponto crucial quando se trata de inteligência artificial. É a automação que vai melhorar a comunicação, os produtos e serviços, a compreensão das pessoas e, certamente, fará parte também dos dispositivos de segurança.

O fato é que cada vez que uma atividade operacional é automatizada, as empresas ganham em eficiência e economia. Dessa forma, as pessoas devem ocupar cada vez mais papéis estratégicos e de tomada de decisões, inclusive ao operar as IAs.

“Tudo o que pode ser automatizado, será. Isso será bom para o ecossistema de qualquer negócio. No fim, a automação e a IA, de forma geral, irão seguir com o seu propósito: melhorar processos, reduzir custos e aprimorar experiências”, finalizou a executiva. 



Matérias relacionadas

embratel aplicacoes Inovação

Embratel cria aplicações para emissoras combinando serviços de IA da AWS

Visão computacional, indexação de trechos de vídeos, transcrição, tradução e redação automática são componentes de ferramentas para classificação e buscas de conteúdo em vídeos e legendagem de transmissões ao vivo

red hat Inovação

IA ainda está em fase de experimentação, diz especialista

Brasil tem grande potencial de adoção da inteligência artificial na avaliação do executivo da Red Hat, David Farrell

saude Inovação

Dados na saúde salvam vidas de forma silenciosa

Uso e aplicação de tecnologias avançadas está cada vez mais comum na área da saúde e os resultados são surpreendentes

ia bem-estar saude Inovação

IA identifica interesses relacionados ao bem-estar humano

Dados apurados por IA orientam empresas na criação de ofertas personalizadas