inteligência artificial redes elétricas

Inteligência artificial é determinante para equilibrar consumo de energia

< 1 minuto de leitura

Reduzir o consumo de energia não é importante somente sob o aspecto econômico, mas também do ponto de vista ambiental; inteligência artificial é aliada para isso



Por Redação em 10/01/2022

Um estudo recente da Nokia e da GSMA Intelligence mostrou que os softwares de inteligência artificial (IA) são essenciais para reduzir a demanda por energia elétrica nas redes de telecomunicações. Além da redução de despesas, a tecnologia é necessária para que as empresas do setor consigam minimizar a sua pegada de carbono, considerando que quanto maior o uso de energia, maiores as emissões.

Vale lembrar que nos dois últimos anos, o tráfego de dados aumentou expressivamente, em função da pandemia. Com o crescimento do trabalho e ensino remotos, conferências online, compras em e-commerces, ampliação dos serviços de streaming, entre outros, também aumentou a necessidade de equipamentos de telecomunicações e de data centers, que consomem grande quantidade de energia.

Inteligência artificial permite análise eficiente de grandes quantidades de dados

Para operar uma rede com eficiência energética, várias decisões precisam ser tomadas a cada minuto, em tempo real e em vários elementos de uma rede móvel. A inteligência artificial é a melhor estratégia para isso, pois permite que um grande volume de dados, de diferentes fontes, seja analisado de forma rápida e eficiente.

Como o consumo de energia é um custo operacional chave para todos os operadores, aqueles que atualmente não planejam usar o gerenciamento de energia impulsionado por IA correm o risco de ter uma desvantagem competitiva no longo prazo.

De acordo com dados da GSMA, 83% das operadoras de telecomunicações consideram que a melhoria da eficiência energética é uma prioridade, especialmente com o aumento da conectividade, propiciada pelo 5G. Além disso, 78% das empresas esperam que as soluções baseadas em IA sejam uma parte importante de sua estratégia de transformação de rede.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

tendencias tecnologicas para 2024 Estratégia

As 10 tendências tecnológicas para 2024, segundo o Gartner 

Previsões têm Inteligência Artificial em voga, e podem guiar as organizações no próximo ano

desoneracao Estratégia

Mercado de TIC defende desoneração da folha de pagamentos

Projeto depende de sanção da presidência da República; se aprovado, será um estímulo ao mercado

gastos globais com TI Estratégia

Gastos globais com TI devem ultrapassar US$ 5 tri em 2024

Relatório do Gartner aponta que os segmentos de software e serviços de TI terão crescimento em 2024

computacao em nuvem Estratégia

Mercado de computação em nuvem impulsiona novas tecnologias

Apesar de estar em estágio de amadurecimento, de acordo com especialistas, o mercado de nuvem deve crescer ainda mais