robo-taxi

Las Vegas testa robô-táxi que dispensa uso de motorista

2 minutos de leitura

Veículo criado em parceria entre a Hyundai e a Aptiv foi criado para integrar aplicativo Lyft, concorrente do Uber



Por Redação em 14/10/2022

A evolução da robótica através da Internet das Coisas (IoT) está aprimorando o uso de equipamentos gerenciados por inteligência artificial em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, veículos autônomos estão sendo desenvolvidos pela joint venture da Hyundai e da Aptiv, a Motional. Diferentemente de carros como da marca Tesla, que possuem uma adaptação para oferecer a possibilidade de automatizar o percurso através de um assistente, o veículo da Motional, chamado Ioniq 5, é totalmente autônomo e, em Las Vegas, está passando por uma fase de testes através de uma parceria entre o aplicativo Lyft e a empresa responsável por criar o ‘robô-táxi’.

robo-taxi

O Lyft, conhecido como rival do Uber nos Estados Unidos, adotou o carro autônomo em viagens de clientes na cidade dos cassinos. A intenção do projeto é disponibilizá-lo somente em viagens compartilhadas pela Lyft. Além de representar o primeiro veículo autônomo usado pela Lyft, o Ioniq 5 é o primeiro do aplicativo que utiliza energia elétrica como combustível.

Robô-táxi é autônomo e elétrico

No total, o Ioniq 5 utiliza 30 sensores de movimento que orientam a condução autônoma do veículo. Dessa forma, algumas funcionalidades estão disponíveis diretamente na Lyft, como a opção de destravar as portas, e podem ser acessadas por um botão no próprio aplicativo.

Divulgação – Hyundai

O usuário também pode entrar em contato com a central de atendimento do app, usando o serviço de suporte durante o trajeto. O momento exato de partida do robô-táxi também é acionado por um comando direto na Lyft.

Os usuários ainda possuem acesso a uma tela localizada atrás do primeiro assento do veículo autônomo. Através dessa tela, sensível ao toque, é possível acompanhar informações sobre a corrida, como trajeto, tempo de chegada e localização atual.

Ainda em fase de testes, o Ioniq 5 está circulando em Las Vegas, mas a Lyft pretende expandir o serviço para outras cidades nos Estados Unidos. A previsão é que isso aconteça em 2023, quando a Lyft iniciará a implantação do carro autônomo em larga escala.

Desde 2018, o Ioniq 5 é testado pela Lyft em Las Vegas, nos EUA e, somente nos últimos quatro anos, o projeto já foi utilizado por 100 mil usuários do aplicativo de corrida compartilhada.

Durante esta fase inicial, dois operadores estão seguindo viagem no veículo para atestar a segurança do sistema automatizado, que pode se transformar em uma tendência no mercado de serviço de transporte por aplicativo nos próximos anos.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

ia na cadeia de suprimentos Estratégia

Executivo aponta ganhos com IA na cadeia de suprimentos

Para CEO da Stefanini Brasil, tecnologia pode prever e antecipar falhas em supply chain

fintechs febraban tech 2024 Estratégia

Parceria entre fintechs e bancos fortalece setor financeiro 

Evento que acontece entre 25 e 27 de junho, em São Paulo, traz uma trilha temática sobre as oportunidades conjuntas entre esses dois tipos de empresas

ciberseguranca Estratégia

Novo arsenal de golpes desafia cibersegurança

Criminosos lançam mão de tecnologias como deepfake e LLMs para atacar em várias frentes

deepfakes nas eleicoes Estratégia

Legislação pode ser aliada no combate às deepfakes 

Especialistas da área jurídica indicam necessidade de regulação do uso da tecnologia