Como será o mercado de trabalho do futuro com a IA?

2 minutos de leitura

Consultoria de soluções em talentos destaca áreas e carreiras que podem surgir com a inteligência artificial



Por Redação em 09/10/2023

Especialistas estimam que o mercado de trabalho seja modificado com a popularização da inteligência artificial. A tendência, por enquanto, é de que haja uma complementaridade entre a força de trabalho humana e a IA, de modo que esta última faça a “parte chata”, com ações mecanizadas e padronizadas, deixando as atividades que exigem senso crítico, empatia e criatividade por conta do ser humano. 

De acordo com Leonardo Berto, gerente da Robert Half, o mercado de trabalho contemporâneo é extremamente dinâmico. “Muitas profissões que estão hoje em destaque sequer existiam até alguns anos atrás. Assim como profissões podem deixar de existir, novas também serão criadas”, afirmou.

Há tendência de que, no futuro, algumas atividades operacionais devam ser executadas, em maioria, por IA. Contudo, isso não significa que haja redução de empregos ou oportunidades.

Alternativas sobre o mercado de trabalho e o surgimento de IA

Para Berto, a alternativa para reduzir os impactos da entrada da IA no mercado de trabalho é a formação continuada, visando justamente o preparo do profissional para o novo mercado de trabalho. Entre as novas atividades, por exemplo, está a de supervisor de inteligência artificial, aquele que fará o direcionamento da máquina e a conferência da execução. 

“É preciso reforçar, no entanto, que a responsabilidade está quase totalmente no profissional, que deve ser o protagonista da sua própria carreira e investir em qualificação técnica, mas também no aprimoramento de habilidades sociocomportamentais. Aliado ao conhecimento acadêmico, o poder analítico do ser humano não deixará de existir, nem nunca será desvalorizado. Muito pelo contrário, ganhará ainda mais destaque nas ocupações do futuro”, completou o gestor.

Novas vagas

A maioria das vagas estimadas estão diretamente relacionadas à entrada de inteligência artificial nas empresas. Confira algumas delas:

  • Gerente de Transformação Digital
  • Engenheiro(a) de Prompt
  • Departamentos Jurídico/Governança
  • Especialista em Cibersegurança de IA
  • Analista de dados avançados
  • Engenheiro de Manufatura com automação inteligente
  • Consultores (especializados em IA)


Matérias relacionadas

porto maravalley Inovação

Rio de Janeiro cria hub tecnológico Porto Maravalley

Presença de startups e curso superior do IMPA, dentre outras inovações, trarão novas oportunidades à zona portuária do Rio de Janeiro

ia generativa Inovação

IA generativa está entre as tendências de 2024

Na lista de tecnologias que devem se destacar em 2024, a IA generativa se destaca. Porém, para especialistas, ainda há desafios a superar

ia generativa idc Inovação

Gastos com IA generativa chegarão a US$ 143 bilhões em 2027

Avaliação da consultoria IDC mostra crescimento acima das taxas de TI

Odelio Horta Inovação

Futuro da IA é a promoção do bem-estar humano, defende Odélio Horta Filho

Executivo explica a importância da governança de dados, com base nas tecnologias habilitadoras, como a nuvem, para que órgãos públicos extraiam o melhor da IA em prol da sociedade