Web Summit
clojure

Nubank revela linguagem de programação como diferencial competitivo

2 minutos de leitura

Instituição usa e escala bem a programação funcional Clojure, considerada diferente



Por Redação em 27/04/2023

Considerado “diferente”, o Clojure foi escolhido pelo Nubank como a principal linguagem de programação da companhia. E mais do que isso, o banco tem conquistado escalabilidade usando os recursos que a ferramenta oferece. A importância dessa e outras tecnologias no dia a dia da instituição financeira devem ser comentadas pelo CEO do Nubank, David Vélez, na palestra de abertura do Web Summit Rio 2023, que acontece entre 01 e 04 de maio no Rio de Janeiro. Acompanhe a cobertura do Próximo Nível.

Conheça as vantagens do Clojure

Em um artigo sobre o tema, Heloisa Carbone, engenheira de software sênior no Nubank, explica uma lista de benefícios agregados com o Clojure mostra por quê a tecnologia é “top of mind” para a empresa.

Além de ser uma linguagem poderosa de programação, que ajudou o Nubank a construir o que Heloísa considera como melhor aplicativo de tecnologia financeira, a instituição procurava uma ferramenta que fosse o melhor em termos de qualidade, consistência e velocidade de desenvolvimento. Essas características incluem desde a excelente cobertura de testes até a documentação de qualidade.

A lista elencada pela executiva começa com a linguagem objetiva, uma vez que o Clojure é direto ao ponto e muito sucinto para criar cenários complexos. Essa característica, segundo ela, a torna uma linguagem totalmente não verbal. Resultado: mais codificação em menos tempo.

A cobertura de teste é outro destaque, uma vez que o Clojure permite a realização de testes durante a codificação. A linguagem permite ter uma infraestrutura pré-configurada para executar os testes, ao mesmo tempo em que se pode modificá-la, caso necessário. E isso pode ser feito com quase 100% de cobertura de teste de unidade, mais teste de integração. Além de garantir qualidade do serviço, esse aspecto dispensa a necessidade de mais pessoas para validar cenários.

Java e documentação ampla de programação

Três outras características justificam a eleição do Clojure pelo Nubank: interoperabilidade Java, a presença de uma comunidade de programação estimulante e a documentação de qualidade.

O primeiro quesito é fácil de explicar, pois a linguagem foi construída em cima da Java Virtual Machine (JVM), ou seja, é possível usar tudo nesse ambiente, como bibliotecas Java, frameworks ou qualquer outra implementação com Java. Já a comunidade engajada estimula a discussão e evolução da linguagem, facilitando ainda a criação de documentação de qualidade.

De acordo com os criadores do Clojure, a linguagem atinge seus objetivos ao adotar uma plataforma aberta que é padrão na indústria (JVM) e ao modernizar uma linguagem venerável (Lisp), promovendo a programação funcional com estruturas de dados persistentes imutáveis, além de fornecer suporte integrado de simultaneidade por meio de memória transacional de software e agentes assíncronos.



E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

seguranca digital e-commerce Estratégia

Pesquisa: segurança digital de e-commerce atinge 95% no Brasil

BigDataCorp lançou os resultados da pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”

ia sul global Estratégia

Sul global precisa ter a IA à sua maneira, defendem especialistas

Cada região precisa considerar suas peculiaridades culturais e avançar com regulações a favor do bem-estar da população e das democracias, defenderam especialistas no Web Summit 2024

transformação digital em hospitais Estratégia

Tecnologia pode aumentar em 10% a receita de hospitais privados

Transformação digital tem potencial para reduzir a taxa de não comparecimento a consultas e exames

beneficios da nuvem Estratégia

Especialista aponta 7 benefícios da nuvem para as empresas

Lista foi preparada por Fernando Engelmann, diretor de Tecnologia da SoftExpert