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Pagamento instantâneo: mercado será de US$ 58 trilhões em 2028

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Avaliação é da consultoria Juniper Research, que estima que as movimentações em 2024 sejam de US$ 22 milhões



Por Redação em 31/05/2024

As transações financeiras definidas como pagamento instantâneo – recebidos em até 10 segundos – devem dar um salto significativo nos próximos quatro anos. De acordo com um estudo da Juniper Research, esse tipo de movimentação deve pular dos atuais US$ 22 trilhões para US$ 58 trilhões. A mudança redefine o cenário e tem sido turbinada, entre outros fatores, pelo avanço do Open Banking.

O crescimento de 161% nesse tipo de transação financeira no período de 2024-28 também vem sendo impulsionado por carteiras do tipo conta-a-conta, também chamadas de A2A, do inglês account-to-account. Tanto o A2A quanto o Open Banking facilitam as transações diretas entre contas bancárias, contornando os sistemas tradicionais de cartão. O resultado é a redução de custos para os comerciantes e simplificação de processos para os consumidores.

Segundo reportagem do site Fintech Global, o Open Banking, em particular, melhora as capacidades das carteiras digitais, permitindo o acesso a pagamentos bancários sem necessidade de parcerias bancárias individuais. Este desenvolvimento amplia o número de pessoas usando os serviços. Nessa área, as estimativas indicam que o volume de transações passe dos 252 bilhões de operações (previsão para até o final de 2024) para 600 bilhões em 2028.

Popularização do uso depende da aceitação de pagamentos instantâneos pelo comércio

Já as carteiras A2A, que são populares para transferências peer-to-peer e empréstimos informais entre amigos e familiares, também devem ter um aumento no uso. A justificativa é que esse tipo de movimentação permite dividir pagamentos entre vários usuários – um recurso destacado no relatório como um fator-chave de sua popularidade.

No entanto, para que este potencial seja plenamente concretizado, é necessária uma maior aceitação dos pagamentos bancários pelos comerciantes, tanto em lojas físicas quanto online. O documento da Juniper Research destaca essa barreira como o fator crucial para uma adoção mais ampla pelos consumidores.

Para aumentar a adoção, a recomendação dos especialistas é de que os comerciantes incentivem o uso pelo consumidor, oferecendo descontos em compras que usam pagamentos vinculados a bancos. Ao incentivar a adoção, os comerciantes podem se beneficiar das taxas mais baixas para cada transação em comparação com os cartões tradicionais.



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