A BigDataCorp lançou, recentemente, os resultados da pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”. O documento detalha o progresso e os desafios do e-commerce no país. Um dos pontos mais reveladores do estudo é o fato da segurança digital de e-commerce no Brasil atingir mais de 95%.
A companhia analisou dados de mais de 20 milhões de sites, usando o processo automatizado e analisando mais de 1,8 bilhões de sites de todo o mundo. De forma rápida, a análise é feita com o conteúdo HTML das páginas identificadas como e-commerce. A partir disso, a empresa realizou o mapeamento das informações para o estudo.
Segurança digital de e-commerce
De acordo com a companhia, um dos destaques da pesquisa foi o aumento do uso de SSL (Secure Sockets Layer). O protocolo de segurança criptografa a comunicação entre o site e o usuário. Em 2019 o índice era de 83,36%, e em 2023 passou para surpreendentes 95,47%. Isso demonstra que o mercado online brasileiro está, sim, preocupado com a segurança das transações.
Outro dado relevante está relacionado ao uso de carteiras virtuais, o que mostra a mudança no hábito de pagamento por parte dos consumidores brasileiros.
“A pandemia acelerou a digitalização dos negócios”. Esta é a explicação de Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, para números tão expressivos. “Observamos uma evolução notável em áreas-chave, como segurança digital, uso de plataformas de pagamento e engajamento em redes sociais. Estas mudanças são fundamentais para aprimorar a experiência do consumidor na era digital”, afirmou o CEO.
Contudo, apesar dos avanços, também existem desafios, principalmente no que se refere à acessibilidade dos sites de e-commerce.
“Embora tenha havido um aumento de sites sem problemas de acessibilidade de 0,06% em 2022 para 1,70% em 2023, a maioria ainda enfrenta dificuldades significativas nessa área”, aponta o estudo.
Outra tendência apontada pela pesquisa é a utilização de estratégias de marketing digital via redes sociais. “Plataformas como Facebook e Instagram mantêm sua força, enquanto o TikTok mostra um aumento notável, refletindo uma mudança nas preferências do público”, exemplifica o levantamento.
A conexão das marcas com seus públicos
Para Laiza Hoffman, professora de publicidade e propaganda do UNASP, o dado expressivo sobre o TikTok demonstra como as ferramentas de marketing para e-commerces conectam as marcas com seus públicos consumidores. “O TikTok não apenas permite uma comunicação mais criativa e autêntica, mas também abre portas para estratégias de marketing influenciadas pela cultura pop e tendências virais”, justificou.
Múltiplas plataformas
Segundo o estudo, em 2023, 60% dos e-commerces brasileiros operaram em mais de uma plataforma. Em 2019 esse dado se resumia a apenas 30% da totalidade. A opção pelo omnichannel aumenta o alcance e visibilidade das marcas em diferentes canais digitais.
O mobile commerce também foi apontado pelo estudo como promissor. Hoje mais de 80% dos sites do varejo online estão otimizados para funcionar em dispositivos móveis. Em 2019 apenas 50% estavam aptos. Esse dado aponta a preferência dos consumidores em comprar via smartphones e outros dispositivos móveis como os tablets, por exemplo.
Outro dado importante revelado pelo Perfil do E-commerce Brasileiro está relacionado ao uso de analytics, além da responsividade dos sites. “Os dados indicam que o e-commerce brasileiro está se tornando mais adaptável e orientado por dados, aspectos cruciais em um mercado competitivo e dinâmico”, finalizou o CEO da BigDataCorp.