Web Summit Web Summit
web summit rio 2024 Foto: Stephen McCarthy/Web Summit Rio via Sportsfile/Flickr

Web Summit Rio 2024: o que esperar desta edição?

7 minutos de leitura

Evento, considerado um dos mais importantes do mundo nas áreas de tecnologia e inovação, deve trazer novidades sobre o futuro da IA e para a sociedade como um todo



Por Nai Fachini em 05/04/2024

A cidade do Rio de Janeiro novamente será palco do Web Summit, considerado um dos maiores eventos globais de tecnologia e inovação. De 15 a 18 de abril, a capital carioca sediará o Web Summit Rio 2024, no Riocentro. Esta é a segunda vez que a cidade sedia o evento, que promete trazer, além de novidades do setor de tecnologia, startups e inovação, muita gente interessada no assunto. 

Para este ano, a expectativa da organização é receber mais de 30 mil pessoas, vindas de mais de100 diferentes países. O evento também deve envolver mais de 1500 startups e cerca de 900 jornalistas (inclusive do Próximo Nível) dedicados à cobertura do Web Summit Rio 2024.

Tamanha dimensão fez com que alguns veículos reconhecessem o evento como referência. A Forbes, por exemplo, citou o Web Summit Rio como “uma oportunidade de encontro que faz a ponte entre a criatividade e a tecnologia”. Já a BBC apontou o evento como “uma das maiores conferências de tecnologia e inovação do mundo”.

Este é o segundo ano consecutivo que a cidade do Rio de Janeiro sedia o Web Summit, mas o evento foi fundado em Dublin, na Irlanda, e passou a ser realizado tradicionalmente em Lisboa. Em 2023, ele ganhou as edições na América Latina (Brasil) e no Oriente Médio (Qatar). 

Por que o Rio de Janeiro?  

web summit rio 2024

De acordo com a organização, a cidade do Rio de Janeiro é considerada uma importante incubadora de unicórnios: startups que atingiram a marca de avaliação de um bilhão de dólares antes mesmo de abrirem capital em bolsas de valores.

Além disso, a cidade conta com um ecossistema de inovação fortalecido. O Rio de Janeiro tem uma grande comunidade tech, amadurecida ao ponto de contar ao mundo sua experiência enquanto ecossistema de inovação.

Recentemente, o Rio inaugurou a Impa Tech. Trata-se da primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. A proposta é capacitar 100 alunos de diversas regiões do país, com formação teórica e prática em matemática focada em tecnologia e inovação.

O Impa Tech está localizado no Porto Maravalley (POMAR), um hub de inovação que conta com a presença de empresas e startups. 

Para Artur Pereira, vice-presidente do Web Summit, o evento deixou um legado muito interessante para o Brasil em 2023. “Uma das visões que nós temos é que, com um pouco de trabalho, conseguimos mudar a realidade dos locais onde realizamos nossos encontros. O principal objetivo do nosso evento é inspirar, colocar pessoas para conversar. O que surge disso é magia”, apontou. 

O Rio de Janeiro deve sediar o Web Summit até 2028, e a expectativa da organização é de que o evento chegue a receber até 70 mil pessoas ao longo desse período. 

Programação e dicas para não perder nada nesta edição

Uma das grandes dicas da organização é a “atenção à programação”. O Web Summit Rio 2024 terá 15 palcos e muitas trilhas, que devem conectar a indústria e os visitantes. Para quem procura por temas como sustentabilidade, web 3.0, inteligência artificial, mercado cripto, marketing digital, negócios, entre outros, participar do Web Summit é uma grande oportunidade de atualização.

A organização sugere que cada participante faça a sua própria programação antes mesmo de chegar ao evento. Muitas palestras acontecem ao mesmo tempo e algumas exigem deslocamento dentro do pavilhão.

O futuro da inteligência artificial no centro das discussões

web summit rio 2024

Um dos assuntos mais esperados pelo público participante está relacionado à inteligência artificial. E não por acaso, o mundo está presenciando uma série de discussões sobre os próximos passos da IA, sobretudo em relação aos limites da sua aplicabilidade.

Entre os nomes que passarão pelo palco “Academia IA” estão os CEOs de empresas de tecnologia de ponta, como a britânica Maya Pindeus, da Another Earth; a dinamarquesa Bianca Lopes, da Authentify It; e o norte-americano Alejandro Casas Caro, da Simetrik. A expectativa é de que eles elevem a discussão sobre IA para o próximo nível, trazendo não somente o direcionamento do setor, mas, também, apontando o que é hype e o que veio para ficar em IA. 

IA e ética 

O presidente da IBM Brasil, Marcelo Braga, também falará sobre IA, mais especificamente sobre como as empresas podem superar barreiras e impulsionar negócios usando ferramentas de inteligência artificial.

Recentemente, Braga afirmou que, sem as devidas políticas e diretrizes, as organizações ficarão expostas, no que diz respeito à IA e à ética. “Essa é uma oportunidade única para profissionais terem acesso às tendências, inovações e melhores práticas globais. Pensando na IA para negócios, as companhias devem ser claras sobre quem treina os sistemas, quais dados foram usados no treinamento e, mais importante, o que entrou nas recomendações dos algoritmos. Para uma IA ética, precisamos nos embasar em pilares de explicabilidade, justiça, transparência, privacidade e robustez. Precisamos nos aprofundar neste tema”, apontou o executivo. 

Startups no Web Summit Rio 2024

As startups são o grande foco do Web Summit, isso porque, em maioria, elas vivem a base de inovação e tecnologia. Aliás, entre as novidades dessa edição do evento, está a participação de líderes do grupo de startups do G20, o Startup20, que discutirão estratégias para fomentar o crescimento de startups em âmbito internacional.

O Sebrae também está de olho nesse movimento, juntamente com outras instituições como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), para promover a Missão Web Summit Rio 2024. A proposta é oferecer a empreendedores a participação no Treinamento de pitch para empresas brasileiras de base tecnológica que tenham interesse em validar sua estratégia de internacionalização. Além disso, o credenciamento foi aberto para empresas com interesse em realizar negócios internacionais. 

Para Cristina Mieko, gestora de Startups do Sebrae, a participação das startups no Web Summit Rio 2024 é uma oportunidade para conhecer as tendências, ampliar o network e impulsionar as estratégias de internacionalização. “Este evento reúne líderes do setor, investidores e empreendedores de todo o mundo, proporcionando um ambiente único para aprender, colaborar e crescer”, apontou.

O Web Summit Rio 2024 traz em sua programação um especial denominado PITCH. Trata-se de um espaço para apresentação de startups, e inclusive uma batalha entre elas. O espaço PITCH é desenvolvido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e deve reunir algumas das principais startups em estágio inicial do mundo. Um espaço para apresentação de propostas, aprendizado e network. 

Trilhas na programação oficial do Web Summit Rio 2024:

IA Academy

De acordo com o O Globo, o palco “Academia IA” deve ser um dos mais disputados do evento. Para a organização, a ideia é que nele aconteçam as discussões sobre os desafios da inteligência artificial e as preocupações que envolvem a tecnologia. 

Content Makers

Essa trilha deve apresentar a criação de conteúdo e o marketing de influência, trazendo especialistas dos setores para falar com o público.

Corporate Innovation Summit

Essa trilha deve apresentar alguns dos mais importantes líderes no comando de grandes empresas. Eles devem falar sobre a forma como enfrentam os “problemas” gerados em suas empresas.

Creatiff

A trilha do design deve celebrar não somente a arquitetura das grandes cidades como também a de empresas, aplicativos e marcas. 

Energy

Que tal fazer uma avaliação aprofundada da dinâmica energética mundial? É justamente essa a proposta da trilha Energy, no Web Summit Rio 2024. “À medida que corremos para limitar a devastação das alterações climáticas, a energia reserva espaço para conversas que transcendem os limites dos setores tradicionais e renováveis ​​e iluminam as novas tecnologias de que o mundo precisa”.

Fourth Estate

Uma trilha dedicada ao posicionamento da mídia global. Considerada como o Quarto Poder, os principais jornalistas do mundo devem explorar o momento atual e fazer projeções sobre o futuro dos setores participantes do Web Summit Rio 2024.

FullSTK

Essa é uma das mais procuradas do evento. A FullSTK é considerada uma das principais conferência de desenvolvedores do mundo, reunindo um número expressivo de inovadores, cientistas de dados, programadores e engenheiros.

Growth Summit

Uma área dedicada aos fundadores e líderes das empresas de maior crescimento do mundo, especialmente aquelas que irão reinventar os serviços e produtos do futuro. São os unicórnios em formação.

Machine

Aqui estarão representantes do futuro do transporte e da sustentabilidade das indústrias automobilística e agrícola. Assuntos como a evolução rumo às cidades inteligentes e a robótica estarão em pauta.

MoneyConf

Um espaço dedicado aos principais bancos, empresas de tecnologia e startups de fintechs. A evolução da tecnologia bancária estará em pauta.

PandaConf

A proposta da organização do Web Summit Rio 2024 é: “esqueça o que você acha que sabe sobre marketing enquanto exploramos como a tecnologia transformou a indústria”. Se você tem interesse no assunto, não pode perder a programação especial da trilha PandConf. 

planet:tech

Essa é, sem dúvida, uma das mais intrigantes, pois envolve o futuro da humanidade. A trilha planet:tech deve reunir líderes inovadores, startups, empresas e ativistas para discutir novas soluções para a atual crise ambiental.

SaaS Monster

A trilha SaaS Monster será o ponto de encontro das empresas de tecnologia que alteram o dia a dia das pessoas. Um espaço que deve reunir grandes players em computação em nuvem, big data, segurança, atendimento ao cliente e tecnologia empresarial. A proposta é projetar um novo futuro.

SportsTrade

Esportes e negócios colaboram no SportsTrade. Como a tecnologia está mudando a cara de alguns jogos? Ícones atléticos, gigantes de marcas esportivas, empresas de tecnologia, entre outros, devem discutir os obstáculos que a tecnologia trará nos próximos anos.

Startup University

Se você está interessado em desenvolver uma startup, precisa participar desta trilha que promete ser um curso intensivo para iniciar uma startup. A proposta da organização é proporcionar aos visitantes uma interação com fundadores, CEOs e investidores da Startup University.

Venture

A espinha dorsal do ecossistema de investidores globais. Nessa trilha os participantes poderão não somente conhecer pessoas, como obter informações privilegiadas sobre o futuro dos investimentos.

Web3

A Web3 reúne gigantes disruptivos e abre um novo caminho para o mundo. Das criptomoedas ao metaverso e aos jogos, a Web3 está em pleno desenvolvimento, abrindo novas possibilidades. Uma trilha que reunirá desenvolvedores, investidores, startups e outros especialistas.

Q&A

Uma trilha de perguntas e respostas no Web Summit Rio 2024? Sim, isso é possível. A verdade é que a situação muda quando se assume o controle da conversa. Um espaço para conversar com fundadores, políticos, astronautas, executivos, investidores e muito mais. 

Nomes já confirmados para o Web Summit Rio 2024

Toda edição do Web Summit traz nomes que são verdadeiras referências globais em tecnologia e inovação. Confira alguns participantes confirmados para esta edição:

Meredith Whittaker (presidente da Signal);

Ryan Heath (correspondente de tecnologia global da Axios);

Mikayel Vardanyan (cofundador e diretor de Produto da Picsart);

Vitor Oliveira (diretor de tecnologia do Nubank);

Cesar Gon (CEO & Co-Founder CI&T);

Gabriel Braga (co-fundador e co-CEO do Quinto Andar);

Sabrina Palme (co-founder & CEO Palqee);

Rodrigo Beceiro (CTO & Founder Marvik);

Monica Long (presidente da Ripple);

Justina Nixon-Saincll (VP e Chief Impact Officer da IBM);

João Sobreira (founder da Advolve AI);

Mate Pencz (co-fundador e co-CEO da Loft);

Simone Ponce (CEO da Bee2Be);

Luiza Batista (co-founder & Chief Revenue Officer da Arado);

Cristiano Pinchetti (head da América Latina (CEO Regional) da Indigo Agriculture);

Gerry Giacomán Colyer (co-founder & CEO da Clara);

Juan Pablo Ortega (do-founder & CEO da Yuno);

Débora Kantt (diretora de Prospecção e novos negócios da JPMorgan Chase & Co.);

Ricardo Guerra (CTO do Itaú Unibanco);

Wagner Ruiz (co-founder & membro do conselho da EBanx);

Lucas Vargas (CEO da Nomad);

Felipe Criniti (CEO da Rappi Brasil);

Igor Fonseca (head de financiamento de projetos do Santander Brasil).

Programe-se: vem aí o Web Summit Rio 2024

Web Summit Rio 2024 

De 15 a 18 de abril

Riocentro, Rio de Janeiro – RJ – Brasil

O Próximo Nível fará uma cobertura especial do Web Summit Rio 2024. Acompanhe nosso canal especial do evento. 



Matérias relacionadas

futurista ray kurzweil Inovação

“Nostradamus da IA”, Ray Kurzweil fala em mudança de paradigma

Para o futurista, a IA está se aproximando rapidamente de um ponto em que poderá superar a inteligência humana

ia-generativa Inovação

IA Generativa: o novo momento da inteligência artificial

Segundo o Gartner, em um estudo lançado recentemente, cerca de 55% das empresas já apostam em IA generativa

ia ameaca ou ferramenta Inovação

No próximo nível, a IA será ameaça ou ferramenta para a segurança de dados?

Assunto foi debatido por Paulo Martins, diretor de Segurança da Informação da Embratel, Diego Aristides, CTO do Sírio-Libanês, e Bruno Pina , CEO da Synapse e Advisor de Estratégias de Futuros

tecnologia agro Inovação

Tecnologia é chave para o agro enfrentar o clima

Mudanças climáticas estão entre a prioridade número 1 de produtores rurais; fornecedores de software contam como estão ajudando a vencer essa barreira