seguranca digital e-commerce

Pesquisa: segurança digital de e-commerce atinge 95% no Brasil

2 minutos de leitura

BigDataCorp lançou os resultados da pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”



Por Redação em 17/04/2024

A BigDataCorp lançou, recentemente, os resultados da pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”. O documento detalha o progresso e os desafios do e-commerce no país. Um dos pontos mais reveladores do estudo é o fato da segurança digital de e-commerce no Brasil atingir mais de 95%.

A companhia analisou dados de mais de 20 milhões de sites, usando o processo automatizado e analisando mais de 1,8 bilhões de sites de todo o mundo. De forma rápida, a análise é feita com o conteúdo HTML das páginas identificadas como e-commerce. A partir disso, a empresa realizou o mapeamento das informações para o estudo. 

Segurança digital de e-commerce

seguranca digital e-commerce

De acordo com a companhia, um dos destaques da pesquisa foi o aumento do uso de SSL (Secure Sockets Layer). O protocolo de segurança criptografa a comunicação entre o site e o usuário. Em 2019 o índice era de 83,36%, e em 2023 passou para surpreendentes 95,47%. Isso demonstra que o mercado online brasileiro está, sim, preocupado com a segurança das transações.

Outro dado relevante está relacionado ao uso de carteiras virtuais, o que mostra a mudança no hábito de pagamento por parte dos consumidores brasileiros.

“A pandemia acelerou a digitalização dos negócios”. Esta é a explicação de Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, para números tão expressivos. “Observamos uma evolução notável em áreas-chave, como segurança digital, uso de plataformas de pagamento e engajamento em redes sociais. Estas mudanças são fundamentais para aprimorar a experiência do consumidor na era digital”, afirmou o CEO.

Contudo, apesar dos avanços, também existem desafios, principalmente no que se refere à acessibilidade dos sites de e-commerce. 

“Embora tenha havido um aumento de sites sem problemas de acessibilidade de 0,06% em 2022 para 1,70% em 2023, a maioria ainda enfrenta dificuldades significativas nessa área”, aponta o estudo. 

Outra tendência apontada pela pesquisa é a utilização de estratégias de marketing digital via redes sociais. “Plataformas como Facebook e Instagram mantêm sua força, enquanto o TikTok mostra um aumento notável, refletindo uma mudança nas preferências do público”, exemplifica o levantamento.

A conexão das marcas com seus públicos

Para Laiza Hoffman, professora de publicidade e propaganda do UNASP, o dado expressivo sobre o TikTok demonstra como as ferramentas de marketing para e-commerces conectam as marcas com seus públicos consumidores. “O TikTok não apenas permite uma comunicação mais criativa e autêntica, mas também abre portas para estratégias de marketing influenciadas pela cultura pop e tendências virais”, justificou. 

Múltiplas plataformas

seguranca digital e-commerce

Segundo o estudo, em 2023, 60% dos e-commerces brasileiros operaram em mais de uma plataforma. Em 2019 esse dado se resumia a apenas 30% da totalidade. A opção pelo omnichannel aumenta o alcance e visibilidade das marcas em diferentes canais digitais.

O mobile commerce também foi apontado pelo estudo como promissor. Hoje mais de  80% dos sites do varejo online estão otimizados para funcionar em dispositivos móveis. Em 2019 apenas 50% estavam aptos. Esse dado aponta a preferência dos consumidores em comprar via smartphones e outros dispositivos móveis como os tablets, por exemplo.

Outro dado importante revelado pelo Perfil do E-commerce Brasileiro está relacionado ao uso de analytics, além da responsividade dos sites. “Os dados indicam que o e-commerce brasileiro está se tornando mais adaptável e orientado por dados, aspectos cruciais em um mercado competitivo e dinâmico”, finalizou o CEO da BigDataCorp.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

cisos Estratégia

Pesquisa mostra que 97% dos CISOs usam IA para diminuir erros humanos 

Levantamento envolveu executivos de 16 países, incluindo brasileiros

sustentabilidade empresas Estratégia

Sustentabilidade está entre as prioridades das empresas

Estudo mostra que as empresas latino-americanas estão modificando seus planos de ação e promovendo práticas mais sustentáveis

nuvem tv Estratégia

Nuvem e convergência ajudam a reter espectador na TV

Estrutura técnica baseada em nuvem e aglutinação de serviços digitais podem proporcionar recuperação do valor da publicidade, junto a ganho de eficiência operacional

desastres naturais Estratégia

MG adota iniciativas high tech para prevenir desastres naturais

Solução inclui dados georreferenciados e recursos de nuvem