Análise em tempo real vai extrair informações dos dados assim que eles são armazenados no sistema de uma empresa, agilizando a tomada de decisão.
Decidir a melhor estratégia de negócio para a sua empresa exige dados. Mas, tê-los em mão nem sempre significa agilidade, porque você pode não fazer uso de uma ferramenta de análise em tempo real, perdendo vantagem competitiva.
Imagine uma instituição financeira. Geralmente, quando um consumidor preenche os dados para pedir um empréstimo, a análise de crédito é feita na hora, permitindo essa empresa decidir se libera ou não o dinheiro na conta do cliente.
Já no varejo, se um consumidor busca um item no e-commerce, o coloca no carrinho e o abandona, é possível rastreá-lo para enviar promoções e incentivos, fazendo com que ele finalize a compra.
A análise em tempo real é a resposta para quem quer garantir a melhor tomada de decisão para responder uma necessidade do consumidor ou do mercado. O motivo? Porque essa estratégia vai possibilitar decisões ágeis para o negócio.
Sem contar que esse método ajuda a otimizar preços com a flutuação dos setores e até mesmo a identificar ineficiências que afetam os processos internos.
O que é análise em tempo real
Análise em tempo real vai permitir que você tire insights ou conclusões imediatamente (ou minutos depois) após um dado ser inserido em alguma plataforma da empresa (CRM ou ERP, por exemplo).
Ter essa análise possibilita reagir rapidamente às demandas do mercado, encontrando oportunidades e prevenindo problemas antes deles acontecerem. Muito diferente do processamento em lote, que demora horas ou dias para analisar uma certa quantidade de dados.
Além dos dois exemplos citados no início do texto, esse método pode ser utilizado também:
- Integrado em plataformas CRM para maximizar os resultados de satisfação do cliente e de recita após uma interação com cada consumidor.
- Na detecção de fraudes durante iniciativas de liquidação.
No entanto, aplicações de análise em tempo real devem fornecer alta disponibilidade e baixo tempo de resposta, já que elas vão lidar com uma grande quantidade de dados – na casa do Terabytes. Por isso, essas soluções exigem um alto poder computacional.
4 exemplos de sucesso da análise em tempo real
Empresas buscam diversas formas de se manterem competitivas no mercado. Elas já adotam tecnologias como computação em nuvem e Inteligência Artificial para impulsionar os negócios. São inovações que coletam dados para gerar informações.
Por isso, integrá-las com softwares de análise ajudam a companhia a aprimorar a performance e operações. O site CIO listou 4 exemplos de empresas que usaram a análise em tempo real para moldar seus negócios. Confira:
1. Bayer
Nos Estados Unidos, a Bayer criou “fábricas virtuais” para entregar uma representação digital e dinâmica dos processos e equipamentos presentes nos locais de fabricação de sementes de milho.
Assim, a equipe comercial consegue apresentar novas ofertas de tratamento de semente ou novas estratégias de preço. Enquanto isso, os clientes podem usar o ambiente virtual para avaliar como essas novas medidas podem ser adaptadas às operações.
2. Penn Medicine
O centro médico Penn Medicine, nos Estados Unidos, tem utilizado a análise em tempo real para identificar quais pacientes estão prontos para sair da ventilação mecânica e, assim, liberá-los da UTI com segurança.
Essa jornada começou em 2016, quando o centro médico desenvolveu um painel alimentado em tempo real pelos dados dos prontuários eletrônicos. Assim, a equipe médica era alertada quando os pacientes precisavam de intervenções, reduzindo o tempo médio com o aparelho em 24 horas.
3. Land O’Lakes
A empresa do setor de agronegócios utiliza uma ferramenta de dados para analisar diversas fontes diferentes, gerando insights sobre lucratividade, aumento nas vendas e sobre o mercado de commodities.
A análise em tempo real consegue que a equipe comercial tenha os produtos certos, pelo preço certo e para os clientes certos. Além disso, a empresa consegue ainda tomar decisões ágeis sobre estratégias de estoque e gastos, reduzindo os riscos das operações.
4. Jackson Health System
O Jackson Health System (JHS), hospital comunitário nos Estados Unidos, utiliza análises em tempo real por meio do seu programa de integração de dados Overwatch, com o intuito de reduzir custos sem abrir mão da qualidade dos cuidados médicos.
Essa análise permitiu o hospital a identificar pacientes que precisassem de uma consulta médica e encaminhá-los para um programa financiado. Assim, o JHS garantia o atendimento a essas pessoas, ao mesmo tempo que serviços de urgência estavam disponíveis para casos mais graves.
Por que você deve apostar nesse tipo de análise?
Com pesquisa estatística e recursos computacionais aplicados, a análise de dados em tempo real vai ajudar uma organização a obter informações valiosas a partir de enormes conjuntos de dados. O resultado é uma tomada de decisão mais inteligente.
Hoje, toda empresa possui uma base enorme de dados e precisa interpretá-los para garantir a eficácia do negócio. Isso vai abrir três oportunidades de análise: descritiva, preditiva e prescritiva.
A análise descritiva ajuda as empresas a criar um plano melhor para o crescimento dos negócios e para uma melhor tomada de decisão. Enquanto a preditiva vai apontar como os dados irão se comportar no futuro ou em situações diversas.
Por fim, a análise prescritiva vai auxiliar as empresas no gerenciamento de estoques na cadeia de suprimentos e na otimização da produção, por exemplo. Ou seja, vai recomendar uma série de ações para gerar os melhores resultados em curto espaço de tempo.
Principais destaques desta matéria
- Análise em tempo real vai dar insights assim que os dados são armazenados no sistema de uma empresa.
- Assim, líderes de diversos setores conseguem tomar decisões de forma ágil e manter a competitividade.
- Confira 4 empresas que adotaram plataformas de análise em tempo real para seus negócios.