regulamentacao da ia Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Regulamentação da IA pode acontecer no âmbito do Mercosul

2 minutos de leitura

Parlamentares e especialistas debatem sobre uso de legislação comum na região



Por Redação em 13/06/2024

A regulamentação da Inteligência Artificial (IA) no Mercosul foi tema de um debate com parlamentares e especialistas em Brasília, em maio. Em pauta, o encontro mostrou que há progresso nos estudos sobre IA na região do Mercosul. Promovido pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, o seminário indica que é possível desenvolver uma legislação específica para regular o uso de dados pessoais e da inteligência artificial.

regulamentacao de ia
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

É importante lembrar que o Senado Federal já analisa o projeto de lei (PL) 2.338/2023, cujo texto regulamenta o uso da inteligência artificial no país. Atualmente, o PL 2.338 prevê que uma autoridade da administração pública federal seja “responsável por zelar, implementar e fiscalizar” o uso da inteligência artificial no Brasil. Entre outras atribuições, o órgão deve “regulamentar os sistemas de inteligência artificial de risco excessivo”.

Velocidade do desenvolvimento tecnológico é um dos desafios da regulamentação

Para o senador Carlos Viana, uma regulamentação muito restritiva poderia condenar o Brasil à dependência tecnológica em uma área estratégica em termos de competitividade global. Já uma regulação ineficaz tornaria a sociedade prisioneira das big techs, segundo ele.

regulamentacao de ia
Senador Carlos Viana (Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)

De acordo com o parlamentar, a IA é uma tecnologia disruptiva que traz enormes benefícios para a sociedade. Para ele, uma legislação sobre inteligência artificial tem o risco de se tornar obsoleta muito rapidamente.

As informações são da Agência Senado, cuja reportagem também mostra a complexidade da regulamentação da inteligência artificial. O senador Marcos Pontes, por exemplo, confirma a avaliação de seu colega Viana, lembrando que um dos desafios ocorre devido à velocidade das mudanças tecnológicas na área, o que pressiona a legislação a ser constantemente atualizada para permanecer eficaz.

O seminário contou, ainda, com a presença de Estela Aranha, membro do Conselho Consultivo de Alto Nível das Nações Unidas para a Inteligência Artificial. Para ela, o Brasil e os países do Mercosul têm o desafio de desenvolver ferramentas de inteligência artificial como forma de assegurar as soberanias nacionais.



Matérias relacionadas

ia sem controle Inovação

Ganhadores do Nobel temem ameaça de IA sem controle

Para cientistas, a tecnologia pode levar a limites indesejáveis, colocando em questão a capacidade humana de controle

uso de ia generativa Inovação

Brasil supera grandes economias no uso de IA generativa

Estudo aponta que 57% dos brasileiros já utilizaram IA generativa, superando EUA, Alemanha, França e outros países

impacto ambiental da ia Inovação

Impacto ambiental da IA é pauta mundial

Em função da diversidade de fontes energéticas, Brasil pode oferecer alternativas sustentáveis para o setor

digitalizacao da saude Inovação

Estudo aponta avanços na digitalização da saúde

A pesquisa revelou que 92% dos estabelecimentos de saúde no Brasil possuem sistemas eletrônicos para registrar informações