Debates profundos sobre a transformação digital, o papel da sustentabilidade diante da tecnologia e a importância da inovação para enfrentar os desafios do mercado de varejo foram alguns dos temas discutidos durante o Latam Retail Show 2024, realizado na Expo Center Norte, na capital paulista. A edição recebeu mais de sete mil visitantes e apostou na apresentação de tendências do mercado em mais de 100 horas de conteúdos, apresentados por 270 palestrantes distribuídos em três arenas.
Além das trilhas de conteúdo, temas como Customer Experience, ESG no futuro do varejo, food service, moda e IA generativa (GenIA) também estiveram em alta. Os visitantes do evento puderam observar exemplos práticos da aplicação dessas inovações. O Latam Retail Show também cedeu espaço para a divulgação de pesquisas de mercado, apresentando análises estratégicas para os negócios no setor.
De acordo com Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, organizadora do evento, a tecnologia e o digital redefiniram a forma de atuação no varejo. “Debater e entender essas inovações é essencial para que varejistas e seus fornecedores se preparem para o futuro. O Latam Retail Show não apenas conecta líderes do setor, mas, também, inspira ações concretas para integrar essas tecnologias no dia a dia do varejo de forma ampla, assegurando que todos os participantes possam se adaptar e prosperar em um mercado em constante evolução”, afirmou.
“A 9ª edição do Latam Retail Show reafirmou seu papel como o principal fórum de discussões sobre o futuro do varejo, consumo e comércio na América Latina. Trata-se de um mercado em constante evolução”, declarou Ana Paula Rocha, diretora executiva da Gouvêa Experience, também organizadora do evento.
IA no varejo
Um dos destaques do evento foi a apresentação do projeto de loja conceito da Cacau Show, que utiliza inteligência artificial (IA). O Shop AI Cacau Show Lab uniu inovação e tecnologia para melhorar a experiência do consumidor. A loja apresentada durante o evento deverá ser aberta ao público em geral nos próximos meses. De acordo com a Cacau Show, as inovações vão além do conceito apresentado e serão implementadas nas lojas, considerando as especificidades de cada unidade.
Uma das novidades é um avatar 3D interativo do CEO da Cacau Show, Alê Costa. Ele será responsável por dar as boas-vindas aos clientes, contar a história da marca e interagir com os visitantes, respondendo a perguntas.
Outra novidade é o modelo omnichannel, que integra a gestão de vendas com estoque e clientes nos ambientes físico e online. Na prática, o sistema analisa o fluxo de clientes por meio de câmeras e inteligência artificial, monitorando o comportamento dos visitantes, identificando perfil, gênero, idade, tempo de permanência e outros dados de interesse. Essas informações são analisadas e utilizadas para aprimorar as estratégias de atendimento e fidelização do cliente.
O uso de IA no varejo já está automatizando processos e transformando a forma como os consumidores interagem com as marcas. Segundo Gouvêa, a IA será capaz não apenas de automatizar processos, mas também de personalizar o atendimento e otimizar a jornada de compra do cliente.
Pesquisas
Todos os anos, o evento programa a apresentação de novas pesquisas de mercado. Esta edição trouxe o estudo “Consumidor do Amanhã”, realizado pela Mosaiclab. Além desse, outros estudos foram apresentados, incluindo os listados a seguir.
- Impacto do ESG nas Decisões dos Consumidores, desenvolvido pelo IDV;
- Oportunidades e Desafios do Retail Media para Marcas e Varejo, elaborado pela Mastercard;
- Panorama do Consumo – Black Friday 2024, realizado pela Globo;
- Evolução do Mercado de Criadores para Marcas, desenvolvido pela WGSM;
- O Novo Consumidor de Conteúdo e Publicidade na TV, realizado pela Samsung;
- Estudo GAD Insights: A Era do Overbranding, realizado pela GAD;
- Mercado de Vestuário no Brasil: Cenários, Comportamento de Consumo e Desafios das Marcas, elaborado pela IEMI.
Premiação
O evento também foi palco da premiação “Experience Awards Retail 2024”, que reconheceu as empresas de varejo com o melhor NPS do Brasil. Na metodologia, foram avaliadas 466 marcas em 21 categorias varejistas. Mais de 440 mil consumidores foram ouvidos para identificar as empresas mais bem avaliadas em diversas categorias. Confira abaixo os resultados de 2024.
- Academia: Panobianco
- Aplicativos de delivery: Ifood
- Atacado e Varejo: Assaí Atacadista
- Beleza e Cosméticos: O Boticário
- Cafeterias e Sobremesas: Cacau Show
- Casa e Decoração: Ortobom
- Cinemas: Kinoplex
- Conveniência: Americanas
- Drogarias: Drogasil
- Eletromóveis: Magalu
- Fastfood: Burger King
- Franquias: O Boticário
- Marketplaces: Amazon
- Materiais de Construção: Leroy Merlin
- Moda: Lupo
- Óticas Produto: Ray-Ban
- Óticas Serviços: Ray-Ban
- Pet: Petlove
- Restaurantes: Outback
- Shoppings: Iguatemi Bosque
- Supermercados: Supermercados Guanabara
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